A China é um país bastante fechado para negócios originados nos Estados Unidos, mas de acordo com o The Information, isso pode mudar. Acontece que uma reportagem aponta que a Apple está em suposta negociação com a China Mobile, empresa de telecomunicações chinesa, para viabilizar o lançamento do Apple TV+ no país chinês.
O status dessa negociação ainda é desconhecido, mas se for para frente e aconteça, o streaming da Apple será o único e primeiro serviço norte-americano a marcar presença na potência asiática. Isto porque, a lei na chinesa normalmente impede que os serviços dos EUA distribuam diretamente o seu conteúdo. Essa parceria com a China Mobile seria a forma que a empresa encontrou de contornar as restrições impostas pela legislação local.
A informação diz que esse é um acordo que está sendo conversado desde o ano passado, e aparentemente, a Apple queria anunciar a parceria, mas algo não deu certo. No caso, o Apple TV+ seria oferecido pela China Mobile que iria distribuir o streaming principalmente por meio das suas set-top boxes. Para acessar o serviço, obviamente, ainda seria necessário o pagamento de uma assinatura mensal. As duas empresas dividiriam a receita do contrato.
Caso a Apple consiga levar sua plataforma para a China, ela estará em uma dos maiores mercados consumidores do mundo, o que poderia ajudar o Apple TV+ a crescer sua fatia no mercado do serviço. Nessa lógica, a marca norte-americana também estuda levar outros serviços para o país chines, como o Apple Arcade.
Com o acordo é esperado que o serviços seja oferecido a preços muito mais baratos na China do que nos EUA. O Apple Music custa menos de US$ 2 por mês, por exemplo, em comparação com US$ 10,99 por mês nos EUA. Valores exatos, porém, só deverão ser divulgados depois que o negócio for fechado — isso se de fato as negociações avançarem.
Atualmente, o Apple TV+ está em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online. Além disso, o streaming pode ser encontrado em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. No Brasil, a plataforma custa R$ 21,90 por mês, além de ter um período de teste gratuito de sete dias.