Pela primeira vez em 35 anos, um projeto brasileiro foi apresentado no evento “Cisco Live”, em Las Vegas, nos Estados Unidos, principal conferência de tecnologia da empresa americana. O destaque foi para o plano de tecnologia da Arena MRV implementado pelo Atlético Mineiro SAF, Cisco e Nexa. Embora não tenha vencido, o projeto foi destaque na programação do evento.
Baseada na solução Cisco Spaces, o projeto da Arena MRV, explica Leandro Evangelista, CIO do Atlético SAF, tem trazido resultados importantes dentro da jornada de conectividade do torcedor dentro da Arena MRV.
“Quando fizemos a licitação para contratar o parceiro, o projeto começou com uma consultoria da Accenture que nos ajudou a identificar a jornada do torcedor, o que a gente queria. A premissa é que além de uma grande experiência com conectividade, fosse possível gerar negócios”, explicou ele em entrevista.
Evangelista explicou que a arena foi o primeiro projeto no Brasil e um dos primeiros no mundo a usar solução de wi-fi de alta densidade. Tudo pensando em garantir mais conectividade ao torcedor alvinegro. “Hoje já temos um percentual médio de 50% dos torcedores acessando a nossa rede wi-fi em dias de jogos, enquanto a média no mundo é de 25% a 30%”.
Para o projeto de conectividade, a Arena MRV contratou duas operadoras locais: a Blink e a Sempre Internet, com capacidade do link de 40 Gbps, com abordagem dupla de cada uma das empresas. Atualmente, mais de 800 antenas de internet wi-fi atendem o público na Arena MRV.
Segundo o CIO do Atlético SAF a arena ainda tem a deficiência na cobertura de 4G e 5G que é um problema no estádio, mas essa é questão que depende de ampliações das operadoras de telecomunicações. Ele afirma que tem o plano de implementar as redes móveis até o final do ano, mas é um projeto independente, em desenvolvimento com a American Tower.
Muitos serviços da Arena MRV, como compra de bares, restaurantes, apresentação de ingressos nas catracas, estacionamento e até interação durante os jogos, são feitos por meio de aplicativo. “Mas acredito que o fato de que muitos serviços que oferecemos passem pelo uso do Wi-Fi colabora muito com a adesão“, diz ele.