O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lançou hoje a Blitz da Telefonia Móvel em Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto, visando avaliar a qualidade dos serviços das operadoras de telefonia móvel, incluindo velocidade e cobertura de sinal.
Segundo Juscelino, iniciativa busca melhorar a conectividade de 4G e 5G, especialmente em áreas periféricas identificadas com deficiência de cobertura. Participam do evento representantes das operadoras Claro, Vivo e TIM, que serão notificadas para expandir a cobertura em localidades carentes.
“Essa política, a Blitz da Telefonia Móvel, vai na linha de ampliar a conexão do 4G e 5G em localidades que ainda não tem uma cobertura. Quando a gente fala isso, estamos falando de regiões periféricas. Aqui em Brasília me chegaram demandas de que existiam comunidades em que não chegava a cobertura de algumas operadoras. E a Blitz vai buscar identificar essas falhas. Aqui temos representantes da Claro, da Vivo e da TIM que, posteriormente, serão notificadas para que levem a cobertura para essas localidades”.
Nesta quarta-feira, foi realizada a vistoria no primeiro de um total de 20 locais espalhados por todas as regiões do Distrito Federal. Essa iniciativa visa beneficiar os 2,8 milhões de pessoas que utilizam serviços de telefonia móvel na capital federal.
Marcelo Alves, superintendente de Fiscalização da Anatel, destacou a importância da ação conjunta com o Ministério das Comunicações para aprimorar a qualidade da comunicação no país.
“A Anatel está aqui, com o Ministério das Comunicações, unindo os esforços para melhorar a qualidade e a experiência do usuário, não só aqui em Brasília, mas também nas principais capitais do país”.
A partir do dia 1º até o dia 5 de julho, os demais testes da Blitz da Telefonia Móvel serão realizados em diversos locais previamente definidos pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações. Entre esses locais estão o campus da UNB no Gama, a Praça do Relógio em Taguatinga e a Feira da Ceilândia.
A Blitz da Telefonia Móvel foi estabelecida no ano passado devido aos crescentes relatos de problemas no serviço prestado em várias cidades do Brasil. Esta iniciativa técnica, realizada em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), utiliza equipamentos especializados para avaliar a qualidade do sinal das operadoras, visando melhorar os padrões de serviço oferecidos.