Após deixar entender que a Tesla pode trabalhar na fabricação de um smartphone da marca, Elon Musk fez uma declaração no X (antigo Twitter) sobre a possibilidade de uma parceria com a Samsung. O bilionário respondeu a uma postagem afirmando que uma possível parceria com a sul-coreana não está fora de cogitação.
Na postagem, o empresário afirmou que a ideia “não está fora de questão”. Apelidado de “Celular X”, o smartphone em parceria com a Samsung seria uma forma de competir diretamente com a Apple como um alternativa aos usuários, especialmente em relação à privacidade de dados levantada por Elon Musk por causa do acordo entre a Apple e a OpenAI.
Embora seja apenas especulações, ter compatibilidade com a internet via satélite da Starlink seria uma das principais funções esperadas no smartphone, além do carregamento solar e de seu uso como controle remoto para os carros da Tesla.
O direct-to-device ( D2D) já está em fase de testes pela própria Starlink. Em março, a empresa conseguiu habilitar uma conexão com um pico de velocidade de download de 17 Mbps com um celular Android não modificado. Ou seja, não foi necessário a instalação de software ou hardware dedicados para estabelecer conexão com satélite.
Embora não tenha divulgado qual aparelho foi usado no teste, de acordo com o número de série do dispositivo pertence a um Samsung Galaxy S21 Ultra. No experimento, também foi possível verificar a latência atingida de 1.181 ms.
De qualquer forma, a fabricação de um smartphone pela Tesla e a colaboração com a Samsung não passam apenas de especulações. Mas também, e não pode ser totalmente desacreditada, uma vez que o próprio Elon Musk deixa a entender que pode ser um mercado novo que suas empresas podem explorar.
No caso, a marca sul-coreana também está disposta a uma posição de parceria, pois possui uma política rígida de “collabs”. A última colaboração da Samsung com outra empresa ocorreu em 2014, quando lançou o Galaxy S5 Google Play Edition.