No final de maio, os assinantes da Netflix foram surpreendidos com um reajuste nas mensalidades. Desde sua chegada ao Brasil, em setembro de 2011, a plataforma de streaming fez seus valores subirem consideravelmente, chegando a um aumento total de 300%.
Agora, a Netflix oferece três planos ao público brasileiro:
- Plano Padrão com Anúncios: Teve um acréscimo de 10%, passando de R$ 18,90 para R$ 20,90. Esse plano permite acesso a dois dispositivos simultâneos com qualidade Full HD.
- Plano Padrão sem Anúncios: Sofreu o maior percentual de aumento, de 12%, variando de R$ 39,90 para R$ 44,90. É a opção mais popular e também oferece acesso a dois dispositivos simultâneos, mas sem anúncios e com qualidade Full HD.
- Plano Premium: Passou de R$ 55,90 para R$ 59,90, um aumento de 7%. Nesse plano, os clientes têm acesso a quatro aparelhos simultâneos na mesma residência, com resolução Ultra HD (4K).
Vale destacar que esse é o primeiro reajuste da Netflix em três anos. A última alteração nos preços ocorreu em 2021.
Em comunicado oficial, a empresa justificou o aumento: “Oferecemos uma variedade de preços e planos que se ajustam a diversas necessidades. Para proporcionar mais opções de entretenimento aos nossos assinantes, ocasionalmente atualizamos nossos preços. A partir de hoje, nossos preços no Brasil começam a partir de R$ 20,90.”
O aumento já estava planejado desde o último trimestre do ano passado, e informações do Wall Street Journal indicavam que ele ocorreria após o fim da greve de atores de Hollywood.
Esse é o sétimo aumento da Netflix desde sua estreia no Brasil. O valor da assinatura, que começou em R$ 15 em 2011, agora pode chegar a R$ 59,90. Se a plataforma tivesse acompanhado apenas a inflação no período, o valor seria de apenas R$ 30,99.
Ao longo dos anos, a Netflix expandiu sua oferta de planos e conteúdo. Desde o lançamento, quando contava com apenas um plano, até os dias atuais, com opções que incluem resolução 4K e acesso a múltiplos dispositivos, a plataforma continua a se adaptar às necessidades dos assinantes.