O Ministério das Comunicações participou da Pré-Cúpula oficial do Youth20 (Y20), o grupo de engajamento juvenil do G20, entre os dias 17 e 20 de segunda a quinta-feira no Theatro da Paz em Belém, Pará.
O ministro Juscelino Filho destacou que o ministério desenvolve políticas públicas para todas as idades e que os jovens são essenciais para um futuro melhor e mais consciente. Ele ressaltou a importância do evento para debater problemas globais.
“O Ministério das Comunicações desenvolve políticas públicas para toda a população, de todas as idades. O jovem é aquele em que depositamos um futuro melhor, de mais conscientização de um país e mundo melhor. Participamos desse evento importante, de debates sobre problemas que o mundo precisa refletir mais e apresentar soluções”.
Ludymilla Chagas, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério das Comunicações, representou o ministério no Pará. Participaram também jovens líderes e ativistas sociais e ambientais do Pará, de todo o Brasil, de delegações internacionais do G20 e da OTCA, além de representantes de todos os estados brasileiros.
Chagas destacou a importância do evento Y20 para compartilhar ideias sobre garantir acesso universal à internet de qualidade, essencial para educação, saúde, emprego e cidadania.
Ela afirmou que o ministério acredita no potencial da tecnologia para reduzir desigualdades e criar oportunidades, reafirmando o compromisso de ouvir os jovens e trabalhar juntos em soluções inovadoras e inclusivas. Para ela, a conectividade é uma questão de justiça social e desenvolvimento humano.
“Estar no Y20, no Pará, dialogando com juventudes do Brasil e do mundo é fundamental para compartilharmos ideias sobre objetivo global de garantir que todos tenham acesso à internet de qualidade, essencial para educação, saúde, emprego e participação cidadã. Este Ministério acredita que a tecnologia pode reduzir desigualdades e criar oportunidades. Nossa presença aqui reafirma nosso compromisso com os jovens. Queremos ouvir suas vozes e trabalhar juntos em soluções inovadoras e inclusivas. A conectividade é uma questão de justiça social e desenvolvimento humano”.
Segundo o MCom, as reuniões do Y20 permitiram que jovens dos países membros discutissem e direcionassem suas demandas para a Cúpula de Líderes do G20. Eles debateram temas como inclusão, diversidade, mudanças climáticas, transição energética, desenvolvimento sustentável, combate à fome, pobreza e desigualdade.
O evento teve feiras e apresentações culturais, workshops, painéis e apresentações de Grupos de Trabalhos Temáticos. Durante a semana, ocorreram painéis para o público jovem e sessões de negociação para Delegações Internacionais do Y20 em salas paralelas.
G20, Y20 e COP 30
O G20 reúne as maiores economias do mundo, encontrando-se anualmente para discutir questões econômicas, políticas e sociais, sendo o principal fórum de cooperação econômica internacional desde a Cúpula de Pittsburgh em 2009.
O Youth 20 (Y20), criado em 2010, é um grupo de engajamento do G20 onde jovens dos países membros discutem questões globais e influenciam políticas para a Cúpula de Líderes do G20, integrando as vozes jovens no diálogo global e assegurando que as políticas sejam abrangentes e progressivas.
Em novembro de 2025, o Pará sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), o principal evento ambiental mundial que reúne líderes para discutir soluções contra o aquecimento global e promover alternativas sustentáveis.