A Blitz da Telefonia Móvel, uma iniciativa do Ministério das Comunicações e da Anatel, está avaliando a qualidade do sinal de telefonia e internet 4G e 5G em Teresina. A primeira análise foi realizada na tarde de sexta-feira (21) na praça Pedro II, no Centro. Serão vistoriados 20 pontos na região metropolitana de Teresina, utilizando equipamentos que medem a qualidade do sinal e a taxa de download das faixas 4G e 5G.
Ao final da operação, a Agência elabora um relatório que é enviado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, a parlamentares e às operadoras.
O objetivo é melhorar os padrões de serviço, beneficiando cerca de 866.300 pessoas na capital. As operadoras recebem o relatório para desenvolver um plano de ação, que deve ser aprovado pelo Ministério antes da implementação das melhorias, conforme explicou Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações.
“Muitas vezes, essas melhorias são: mudar a configuração da estação, mudar o apontamento de antena, ampliar a capacidade de uma estação, ações mais simples. Chegando a ter ações mais complexas, que são a instalação de novas estações em determinadas áreas que a gente observar que tem um problema”.
O secretário de Telecomunicações informou que as operadoras têm até seis meses para implementar as ações necessárias, incluindo a instalação de uma nova estação, que é mais demorada. Após esse período, haverá uma avaliação para verificar a melhoria na cobertura do sinal, qualidade e velocidade da conexão em Teresina.
Essa iniciativa faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, iniciado em 2023 após relatos de problemas na telefonia móvel em várias cidades do Brasil. As fiscalizações já ocorreram em São Luís (MA), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Macapá (AP).