No Febraban Tech 2024, a Oi Soluções organizou um painel sobre otimização da gestão financeira em cloud e o uso de inteligência artificial para melhorar o desempenho das aplicações na nuvem. Executivos da Oi Soluções, IBM e Sicoob discutiram o tema na maior conferência de tecnologia e finanças da América Latina.
A mesa-redonda “Maximizando a agilidade e a eficiência na nuvem com estratégia FinOps e IA” destacou a crescente complexidade da gestão financeira na nuvem devido à migração das empresas de servidores locais para um uso intensivo de múltiplas nuvens, incluindo públicas, privadas e híbridas.
Renato Simões, Diretor de Produtos e de Arquitetura de Soluções da Oi Soluções, destacou como a ferramenta FinOps facilita o gerenciamento de custos, oferecendo maior controle e transparência.
O modelo FinOps se baseia em três pilares: observação da arquitetura de cloud, análise dos custos e avaliação da performance. Ele explicou que esses pilares ajudam a determinar a eficácia da arquitetura de cloud e a adequação dos gastos, sendo uma solução incluída no portfólio da Oi Soluções.
Após discutirem a migração e organização de contas na nuvem com a ferramenta FinOps, os painelistas abordaram o uso da inteligência artificial para aumentar a eficiência e facilitar a tomada de decisões.
Simões explicou que clientes com IA integrada na nuvem podem receber notificações para tomar decisões ou permitir que a IA tome decisões automaticamente, com base nos movimentos observados na nuvem, resultando em respostas mais rápidas e precisas.
“O cliente que tem cloud com IA embarcada pode receber notificações para tomada de decisões ou pode deixar que a própria inteligência artificial tome decisões baseadas na observação dos movimentos na nuvem, possibilitando respostas mais rápidas e certeiras”.
O debate contou com a participação de Felippe Melo, VP de negócios da IBM, Denio Rodrigues, Superintendente de Infraestrutura e Operações de TI do Sicoob, e Andrea Iorio, especialista em transformação digital.
A Oi Soluções, unidade de negócios da Oi para grandes empresas, foi lançada em 2019, visando atender o mercado corporativo. Seu portfólio inclui segurança, cloud, UC&C, IoT, Big Data & Analytics, aplicações digitais, serviços gerenciados, dados, internet e voz via fibra ótica. A empresa atende 40 mil clientes de diversos segmentos.