A Netflix começou a lançar uma grande atualização do seu aplicativo de televisão, a primeira em dez anos. Essas mudanças ajudarão os usuários a escolherem mais rapidamente o que querem assistir. O anúncio veio por meio da Reuters, nesta quinta, 6.
A Netflix quer que as pessoas fiquem mais tempo no aplicativo, o que ajuda a manter os clientes e atrair novos assinantes para seus planos mais baratos com publicidade. Pesquisas mostraram que os usuários costumam ficar “passeando” pela tela inicial da Netflix ao procurarem algo para assistir.
Durante entrevista à Reuters, Flemming, diretor sênior de produtos para membros, explicou como os olhos dos espectadores percorriam freneticamente a página inicial, indo da identificação das linhas até as seleções principais do dia, passando pela arte da capa, pelo vídeo e retornando à sinopse.
“Os olhos dos espectadores estavam saltando da ‘linha do título para as escolhas principais de hoje, para a arte da caixa, para o vídeo, de volta para a sinopse’. Realmente queríamos tornar isso mais simples, mais intuitivo, tudo mais fácil de navegar.”
Ele destacou a intenção de simplificar a experiência do usuário, tornando-a mais intuitiva e fácil de navegar. As alterações realizadas na página inicial envolveram o aumento do tamanho dos cartões de título, a reorganização das informações e a ênfase em detalhes importantes, como a informação de que um determinado programa ou filme permaneceu por 8 semanas consecutivas no top 10.
Um grupo selecionado dos quase 270 milhões de usuários da Netflix poderá experimentar o novo formato a partir de quinta-feira, com a empresa planejando ajustes com base no feedback antes de um lançamento mais amplo.
A Netflix está mudando seu foco de relatórios de números de assinantes para destacar o tempo de envolvimento como principal métrica. A atualização do aplicativo de TV inclui uma mudança no layout, com um novo botão de menu e uma aba “Minha Netflix” para mostrar programas em andamento ou salvos.
Apesar do redesenho, a Netflix manterá suas sugestões personalizadas sem alterar o algoritmo de recomendação.