22/12/2024

‘Precisamos promover uma conectividade universal’, diz Anatel

Evento da UIT reuniu representantes das telecomunicações do Brasil que discutiram sobre comportamento do consumidor e conectividade.

O Ministério das Comunicações participou de um evento da Anatel em parceria com a UIT sobre conscientização do consumidor. O workshop, de 18 a 20 de junho, foca na inclusão digital no consumo. 

Foto: Shizuo Alves/MCom

O secretário das Telecomunicações, Hermano Tercius, abriu os debates destacando a prioridade do ministério em promover a inclusão digital no Brasil. Ele ressaltou que muitos brasileiros enfrentam dificuldades de conectividade devido ao baixo letramento digital.

“A gente sabe que precisa apartar esse problema e discutir o letramento precário. O número me impacta porque são mais de 70% dos brasileiros enfrentando esse problema para acessar uma internet e tomar suas decisões como consumidor.”

O representante do Ministério explicou que o programa Computadores para Inclusão foi criado para abordar o desafio da inclusão digital, facilitando o acesso das pessoas à internet. Em operação há 14 anos, o programa já formou 22,4 mil pessoas nos primeiros 12 anos.

Nos últimos dois anos, houve um aumento significativo no esforço do programa, com a meta de capacitar digitalmente e profissionalmente 28,3 mil brasileiros até o final deste ano. O objetivo é garantir uma conectividade universal e eficaz através de políticas públicas impactantes.

“É um programa que impacta. Ele existe há 14 anos. Nos primeiros 12 anos de projeto, ele formou 22,4 mil. Nos dois últimos anos, pegamos esse programa e o intensificamos. A nossa meta é capacitar profissionalmente e digitalmente, até o fim deste ano, 28,3 mil brasileiros. Precisamos promover uma conectividade universal e significativa dos brasileiros com políticas públicas de efeito”.

O secretário de Telecomunicações destacou que o Ministério das Comunicações avalia as iniciativas significativas da iniciativa privada na área, visando desenvolver políticas públicas que impulsionem projetos de inclusão digital no Brasil.

O workshop sobre Aumento da Conscientização do Consumidor discutirá políticas públicas para melhorar a inclusão digital e promoverá uma troca de experiências para identificar as melhores práticas internacionais em proteção ao consumidor e capacitação para acesso à internet. Também abordará estratégias para aumentar a conscientização dos consumidores sobre conectividade.

O evento também abordará segurança cibernética e questões de proteção do consumidor na regulação digital, sendo aberto ao público e oferecendo tradução simultânea nos idiomas inglês, espanhol e português.

ViaMCom
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