De acordo com estudo “A Guerra das Assinaturas: O Super bundling Desperta”, da Bongo, o brasileiro gasta gasta até R$ 1,4 mil por ano com assinaturas de streaming. O Brasil é o maior mercado conectado da América Latina e o quinto maior mercado on-line do mundo, sendo o SVOD altamente popular. A pesquisaaponta que os brasileiros, em média, possuem 3,8 assinaturas.
As plataformas de streaming (787%) superam significativamente as assinaturas de música (52%), entrega de comida (46%), varejo (38%) e jogos (32%). No país, a acessibilidade económica aos serviços do tipo ainda é uma preocupação, uma vez que 51% afirmam que cancelaram uma assinatura após aumentos, sendo quase três quartos (73%) alegam que não podem pagar todos os serviços que gostariam. Além disso, 32% alegam pagar assinaturas de streaming que não utilizam.
Outra preocupação apresentada pelos usuários é por não conseguirem gerenciar todas as suas assinaturas em um só lugar (63%). 72% afirma que pagariam mais à empresa que fornecesse o serviço de gerenciamento de assinatura em um só lugar.
Um dado interessante é que 51% dos brasileiros entrevistados gostariam que empresas de telecomunicações, como TIM, Vivo e Claro, oferecerem um serviço para o gerenciamento de assinaturas. No Brasil, as pessoas gostariam que todos os serviços estivessem disponíveis em uma única plataforma. Considerando a América Latina, os entrevistados afirmaram que pagaria 21% a mais em sua conta de celular se as assinaturas fossem incluídas no preço.
A pesquisa aponta que as plataformas de streaming Max, Disney+, Amazon Prime Video, Netflix, Vix+ e Paramount+ já estabeleceram diversas alianças estratégicas com empresas de telecomunicações, financeiras e comerciais na América Latina, para atrair e reter assinantes. Embora o combo de assinaturas dentro das empresas de telecomunicações já seja um mercado avançado na região, poucas empresas de telecomunicações oferecem assinaturas fora do SVOD – por enquanto.
Segundo a Bongo, foram entrevistados 6,4 mil pessoas em países como México, Brasil, Peru, Colômbia, Chile e Argentina, entre o período de abril até maio de 2024.
Quer saber quando é possível gastar para assinar todos serviços de streaming no Brasil, confira a matéria “Quanto custa assinar os principais streamings hoje? Veja os preços atuais”.