A Vivo e a Auren lançaram a GUD Energia, uma joint-venture criada para aproveitar as oportunidades do mercado livre de energia. A nova empresa oferece soluções personalizadas em energia renovável no Brasil, com foco em simplificar a contratação de energia e oferecer até 30% de desconto na conta de luz.
Inicialmente, a GUD Energia atenderá clientes do grupo A de tensão, como comércios, serviços e indústrias, com planos futuros de expandir para baixa tensão e consumidores residenciais, conforme a abertura do mercado de eletricidade. Fabio Balladi, diretor-geral da GUD Energia, destaca que a empresa nasce grande, unindo a expertise da Vivo e da Auren, e almeja liderar seu segmento.
“Nossa estratégia inicial é endereçar o segmento de clientes que estão no grupo A de tensão, como comércios, serviços e indústrias, mas vamos nos preparar para, no futuro, atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro. A GUD Energia nasce grande, fruto da união de duas empresas que são referência em seus mercados. Com esse DNA, temos a ambição de liderar o mercado em nosso segmento de atuação”.
A operação começa com a nova marca GUD, desenvolvida em parceria com a Design Bridge and Partners, do Grupo WPP. O nome “GUD” é inspirado na palavra “good” em inglês, refletindo a simplicidade na comercialização de soluções personalizadas de energia renovável. A identidade visual usa formas fluidas e orgânicas, simbolizando a energia renovável.
Desde 1º de janeiro de 2024, mais de 72 mil novos consumidores, incluindo fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, podem escolher seus fornecedores de energia, conforme estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Isso oferece maior flexibilidade na contratação de energia no mercado livre, disponível para consumidores conectados à alta tensão. Este novo modelo vem sendo implementado gradualmente no país desde 1995.
Vivo e Auren anunciaram a criação da joint-venture GUD Energia em dezembro, visando a abertura do mercado livre de energia. Em seis meses, a empresa desenvolveu produto, oferta, canais de vendas e estrutura comercial para atuar consistentemente.
Segundo o anúncio da Vivo sobre a parceria, a GUD Energia combina a experiência da Auren, líder em comercialização e geração de energia renovável no Brasil, com a Vivo, líder em telecomunicações com 113 milhões de acessos e uma ampla plataforma digital. Assim, a GUD Energia oferece aos clientes profundo conhecimento em energia renovável, produtos e serviços alinhados às suas necessidades, capilaridade nacional e excelência no atendimento.