21/11/2024

Algo brilhando no céu? Pode ser um satélite! Descubra quantos orbitam o Brasil

Satélites são parte importante das telecomunicações. Veja nesta matérias algumas curiosidades sobre a participação deles no Brasil.

A comunicação via satélite é um dos vários modelos de fazer a telecomunicação acontecer. Ela existe por meio de transferência de dados por ondas de rádio (normalmente microondas). Mas, você já se perguntou quantos satélites estão orbitando o espaço do Brasil oficialmente?

A Agência Nacional de Telecomunicações disponibiliza esses dados e isso é mais fácil de descobrir do que você pode imaginar! Venha conferir essa curiosidade e outros dados interessantes sobre esse tipo de comunicação.

O espaço brasileiro abriga satélites locais e internacionais

Ao todo são 52 satélites que estão em órbita no espaço do Brasil. Destes 16 são brasileiros e 38 são estrangeiros. E 45 do total são satélites geoestacionários, ou seja, aqueles que levam 24 horas para completar uma volta ao redor da Terra. Vistos do solo, parecem uma estrela.

Enquanto os outros 7 que restam classificados como não geoestacionários, são os que são colocados em uma órbita circular ao redor da Terra com uma velocidade de rotação diferente do planeta, eles parecem não estar parados em um ponto fixo no céu para um observador na Terra. Ou seja, não é possível avistar como se fossem estrelas.

Os dados apresentados na imagem acima indicam a quantidade de satélites comerciais operando no Brasil, tanto brasileiros quanto estrangeiros, é um print de um dos registros disponíveis no site da Anatel.

Os satélites estão classificados de acordo com a banda de radiofrequência, a operadora responsável e a posição orbital ocupada. Sendo assim, vale explicar que:

  1. Satélite brasileiro – Este é o satélite que utiliza recursos orbitais e espectro radioelétrico que foram notificados pelo Brasil às autoridades internacionais ou que foram atribuídos ou designados ao Brasil. Além disso, a estação de controle e monitoração deste satélite deve estar localizada dentro do território brasileiro.
  2. Satélite estrangeiro – Este tipo de satélite utiliza recursos orbitais e espectro radioelétrico que foram coordenados ou notificados por outros países. Isso significa que o Brasil está utilizando satélites cujas operações e recursos foram inicialmente registrados por outras nações.

Lista de operadoras

Agora veja abaixo a lista de operadoras que tem o direito de trabalhar com comunicação via satélite aqui no Brasil:

Operadora / Portal OperandoSatélites em Operação Comercial
INTELSAT LICENSE LLC11
EMBRATEL TVSAT TELECOMUNICAÇÕES S.A.6
HISPAMAR SATELITES S.A.5
HISPASAT S.A.4
NEW SKIES SATELLITES B.V.3
EUTELSAT S/A2
INMARSAT SOLUTIONS (CANADA) INC.2
MARLINK SAS2
TELESAT BRASIL CAPACIDADE DE SATÉLITES LTDA2
ABS SINGAPORE SATELLITE PTE. LTD.1
COMSAT, INC1
DIRECTV LATIN AMERICA LLC1
EUTELSAT DO BRASIL LTDA1
GLOBALSTAR LICENSEE LLC1
HUGHES TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL LTDA.1
HUGUES NETWORK SYSTEMS LLC1
INMARSAT GLOBAL LIMITED1
INMARSAT SOLUTIONS B.V.1
IRIDIUM SATELLITE LLC1
MORSVIAZSPUTNIK1
O3B LIMITED1
ONEWEB LIMITED1
ORBCOMM INC.1
RUSSIAN SATELLITE COMMUNICATIONS COMPANY (RSCC)1
SES ASTRA S.A.1
SES DTH DO BRASIL LTDA1
SKYNET SATELLITE CORPORATION1
SPACE EXPLORATION HOLDINGS, LLC1
SWARM TECHNOLOGIES, INC.1
TELECOM ITÁLIA S.p.A.1
TELECOMUNICACOES BRASILEIRAS SA TELEBRAS1
TELESAT CANADA1
VIASAT INCORPORATED’s1
VIASAT SATELLITE HOLDINGS, LTD.1
WORLDVU SATELLITES LIMITED1

Alguns nomes podem ser mais fáceis de serem associados, como por exemplo a Telecom Itália pertece a conhecida TIM. A Embratel que aparece no começo da lista, também dispensa muitas apresentações no setor de telecom. Mas, a Intelsat, embora não seja um nome comercial, faz parte de um serviço muito popular, alguns dos satélites serve para a TV por assinatura da SKY.

E a Starlink, conseguiu encontrar ela na lista com facilidade? Caso não, saiba que quem opera neste caso aqui é a Swarm, que faz parte das operações que controla a operadora de internet via satelite de Elon Musk.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários