13/07/2024

Alianza comemora bloqueio de sites que transmitiam partidas de futebol pirata

Além do bloqueio de mais de 50 sites piratas, em operação realizada pela Justiça da Argentina, o criador do ‘Fútbol Libre’ foi preso.

Nesta semana, o sistema de Justiça da Argentina realizou uma operação contra os sites que transmitem conteúdos de futebol online de forma ilegal, em Mendoza. Com a ordem de bloquear mais de 50 domínios do Fútbol Libre e também dos Megadeportes, foi capturado o criador da plataforma Fútbol Libre.

Imagen ilustrativa Infobae

Duro golpe contra a pirataria online”, celebrou a Aliança Contra a Pirataria Audiovisual, por meio de comunicado à imprensa. O Fútbol Libre opera na América Latina transmitindo ilegalmente conteúdo audiovisual através de diversos sites, mas o seu princpalmente foco é o esporte (futebol). O Megadeportes pratica a mesma atividade, mas é muito menos popular.

De acordo com Alejandro Musso, promotor de crimes cibernéticos da Unidade Fiscal Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos (UFEIC), é necessario eliminar toda a estrutura informática que são usadas para a prática ilegal. Ele explica que mesmo quando há bloqueio dos sites, eles conseguem colocar novas páginas no ar com uma nova URL.

“No caso do Futebol Libre foi assim. A página mudou primeiro para Libre Fútbol, ​​​​depois para Libre Fútbol Online… Eles mudam uma letra de cada vez e carregam novamente”.

Além disso, os próprios usuários buscam outras maneiras de evitar o bloqueio para continuar tendo acesso aos conteúdos esportivos de forma pirata. No entanto, mesmo assim, especialistas afirmam que a operação desta semana resultará em uma diminuiação significativa do consumo ilegal, pelo menos inicialmente.

De acordo com a Alianza, na operação “foi detida uma pessoa e foram apreendidos um computador, pendrives e outros elementos que, segundo as primeiras investigações, possuem informações sobre a administração dos diversos canais de reprodução de conteúdo pirata”, além de dinheiro proveniente da publicidade.

Após a operação, a Justiça ordenou o bloqueio de mais de 50 sites do Futbol Libre e correspondentes ao Megadeportes, e a transferência dos acusados ​​para Buenos Aires foi ordenada, em princípio, por violação do direito de propriedade intelectual da Lei 11.723.

“As medidas judiciais foram tomadas após uma operação no Departamento de Godoy Cruz, na província de Mendoza, Argentina, no âmbito de um caso promovido pela Alianza”, detalhou a organização que combate a pirataria audiovisual. “A operação foi liderada pelo promotor de crimes cibernéticos da Unidade Fiscal Especializada na Investigação de Crimes Cibernéticos (Ufeic), Alejandro Musso, que contou com o apoio de membros da Polícia Federal e da Cidade Autônoma de Buenos Aires”, acrescentaram.

A Alianza é uma coligação formada pelas principais operadoras de TV por Assinatura, programadoras, entidades esportivas e fornecedoras de tecnologia, com o objetivo de combater as transmissões ilegais de conteúdos televisivos e audiovisuais em geral.

Algumas das empresas e organizações que o compõem são Vrio (DirecTV e Sky Brasil), SimpleTV, Warner Bros. Discovery, The Walt Disney Company, Ole Distribution, Grupo Globo, Win Sports, 1190 Sports, LaLiga, AFA (Liga Profissional do Futebol Argentino), Nagra Kudelski, Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e Câmara de Produtores e Programadores de Sinais Audiovisuais (Cappsa).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários