Um dos principais compromissos do Ministério das Comunicações (MCom) é levar cobertura móvel de qualidade para os brasileiros. O setor de telefonia celular recebe milhares de reclamações por problemas na rede, falta de cobertura, falta de sinal, e muitas outras queixas. A Blitz da Telefonia Móvel é uma ação da pasta para melhorar o serviço prestado pelas operadoras.
No primeiro semestre de 2024, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a pasta já realizou a fiscalização do serviço em sete capitais brasileiras, com base nos pontos que possuem alto índice de reclamações.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o mapeamento foi feito em “locais com maior índice de reclamações da população, de entidades representativas da sociedade civil e de parlamentares”.
“Com isso estamos levando a Blitz da Telefonia Móvel para todas as regiões do país para fiscalizar como está a prestação de serviço das prestadoras. Nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas”, disse.
Natal (RN), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Teresina (PI) e Brasília (DF) foram as capitais fiscalizadas neste primeiro semestre. A cidade de Timon, no Maranhão, também foi uma cidade que foi alvo de ação da Blitz.
O Ministério das Comunicações já começou o trabalho neste segundo semestre, levando a Blitz da Telefonia Móvel para a cidade de São Paulo (SP). Na ação, foram analisados a velocidade e cobertura do serviço prestado pelas operadoras. Foram avaliados problemas de conectividade nas grandes cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, onde há falta de sinal de celular.
Thyago Braun, coordenador-geral de Estudos e Conectividade do Ministério das Comunicações, explica que a iniciativa “É uma política pública que consiste no aperfeiçoamento do serviço de telefonia móvel para a população e a melhoria da qualidade oferecida pelas operadoras”.
“A finalidade é ampliar a cobertura, melhorar a qualidade dos serviços, corrigir desigualdades regionais e facilitar o acesso a insumos essenciais”, destacou Thyago Braun.
Blitz da Telefonia Móvel
A fiscalização ocorre em 20 pontos da cidade, cujos locais são recolhidos com base em reclamação dos usuários e dados da Anatel. Após a avaliação, em relatórios, a agência analisa as deficiências encontradas e adota medidas cabíveis conforme suas competências fiscalizatórias. As informações são passadas para as operadoras, que dentro de um determinado prazo, precisam atuar na solução de problemas encontrados na sua região.
Além de melhorar a qualidade da cobertura móvel no país, a Blitz também é uma forma de monitorar os serviços prestados pelas operadoras, como TIM, Vivo e Claro, pois houve mudanças adotadas pelo programa. Por exemplo, passou de 80% para 95% o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados. A velocidade mínima do 4G e 5G também sofreu alteração, sendo de 10 Mbps e 100 Mbps, respectivamente.