26/07/2024

Brisanet anuncia parceria para capacitar jovens em áreas de tecnologia

Além da formação de profissionais, com a parceria, a empresa planeja criar integradoras de tecnologias e a custos acessíveis.

Durante a abertura do Brisatech na manhã desta sexta-feira (26), dando continuidade ao evento de lançamento do 5G da Brisanet no Nordeste, a provedora regional anunciou uma parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Instituto de Gestão, Redes tecnológicas e Energia (IREDE) e o Instituto Iracema de pesquisa e Inova (Iracema), para desenvolver o conhecimento e capacitação de 6 mil estudantes em diversas áreas da tecnologia.

O objetivo da parceria é promover a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de projetos na tecnologia. Um dos desafios apontado pelo CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, atualmente, é a falta de profissionais especializados. A ideia da empresa é criar integradoras nos mais variados mercados.

Ele explica que as tecnologias estão no mercado, mas estão demorando para chegar por causa da falta dessas integradoras, especialmente para as pequenas empresas. As grandes empresas possuem suas soluções e contratam as integradoras, mas as menores não possuem recursos para isso.

“As grandes empresas estão comprando soluções mais modernas no mundo, e implementadas dentro das incorporações via integradora. As empresas não têm condições de contratar essas grandes integradoras”, destaca Nogueira.

O que a Brisanet planeja, além da formação de profissionais, é a criação de integradoras que farão a integração de tecnologias e a custos acessíveis. “Ao comprar uma solução, o fabricante não vai até o Ceará instalar, será necessário ter uma empresa especializada local, regional; e com custo acessível“, explica, enfatizando que a empresa vai chegar até a porta da empresa, conectando as pessoas e levando conectividade.

Programas para formar profissionais

O Professor José Wally Mendonça Menezes, Reitor do IFCE, reforçou que a parceria vai para além da formação e capacitação de jovens, mas uma oportunidade para formar integradores, assim como mencionado pelo CEO da Brisanet. “É um momento de empreendimento, onde teremos a oportunidade de formar integradores de soluções para o dia a dia e conectar as pessoas”, afirma.

O reitor adiantou que há uma série de projetos para que esse desenvolvimento para empreender avance. Há programa para a formação de 6 mil jovens na área de semicondutores, para a formação de 14 mil jovens em áreas do 5G, FTTH, IoT, Cloud e Inteligência Artificial (IA). Além de um programa de empreendedorismo.

“O objetivo não é apenas comportar tecnologia, “ela visa integrar pessoas, parcerias, com foco em soluções”, afirma Menezes.

*Repórter viajou à Fortaleza a convite da Brisanet.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários