O aplicativo de mensagem, WhatsApp, deixará de funcionar em celulares com sistema operacional KaiOS. A informação foi confirmada pela KaiOS Technologies, empresa responsável pelo SO, em um comunicado em seu site. O motivo do encerramento do serviço não foi divulgado.
Para os usuários desses aparelhos que nunca conectaram seus dispositivos ao mensageiro ou que desfizeram a conexão antes de 25 junho, não será mais possível usar o aplicativo. Aqueles que ainda contam com o app ativado, poderão continuar usando até o começo de 2025.
A KaiOS Technologies informou: “O WhatsApp anunciou o fim do seu serviço na plataforma KaiOS. Para dispositivos habilitados para KaiOS adquiridos e ativados antes de 25 de junho de 2024, se o usuário já estiver conectado no WhatsApp, o aplicativo permanecerá funcional até o início de 2025“.
Assim como o Android e iOS, o KaiOS é um sistema operacional de celulares que tem como base o antigo Firefox OS. O SO é usado em celulares básicos e adaptados para dispositivos que não tem tela sensível ao toque (touch screen). As empresas que costumam usar a plataforma são a Nokia, Positivo e Multi (ex-Multilaser).
De acordo com a Central de Ajuda no WhatsApp, o WhatsApp ainda é compatível com aparelhos com KaiOS 2.5.0 e posteriores, incluindo JioPhone e JioPhone 2, mas isso pode mudar no início de 2025.
Segundo informações do site, “todos os anos, analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários. É possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”. Ou seja, essa questão de segurança pode ser o motivo para o encerramento do suporte ao KaiOS.
Até então, a mudança é apenas para esses aparelhos, sendo que não há mudanças para quem usa Android e iPhone. No entanto, o WhatsApp é compatível com celulares que rodam Android 5.0 ou posterior, e iOS 12 e superior.