Além do crescimento que a Claro tv+ tem tido em 2024, alcançando 1 milhão de assinantes no primeiro semestre do ano, a Claro planeja levar mais conteúdo para os seus clientes por meio dos canais FAST. Alessandro Maluf, diretor de produto de vídeo da operadora, declarou que o serviço, em breve, irá disponibilizar canais na modalidade Free Ad-Supported Television.
O executivo declarou que a operadora está trabalhando na inclusão de canais FAST em sua plataforma para se diferenciar no mercado. “Estamos trabalhando para também incluir os canais FAST em nossa plataforma. Não é prioridade, mas é um diferencial. Não é uma janela premium, mas atende bem a uma parcela da população. A questão é que, realmente, o retorno financeiro desse negócio de Fast Channel ainda é uma promessa“.
Os canais FAST é uma modalidade que tem crescido no mercado de IPTV, presentes em streamings gratuitos, como Pluto TV, Samsung TV Plus e LG Channels, onde a receita é suportada por conteúdo de vídeo com anúncios.
A Claro tv+ custa R$ 119, incluindo acesso ao Globoplay, Max (Canais HBO) e Netflix (versão com anúncios), além de 120 canais. Essa combinação é uma aposta da operadora, que além de trazer benefícios para a empresa parceira, traz também para a tele.
“A Claro tem uma oportunidade no mercado de streaming. A Netflix é extremamente consolidada em todo o mundo. Então, você pergunta por que a Netflix fez um acordo com a Claro? Você acha que a Netflix fez isso apenas porque somos legais? Há um negócio por trás disso. É bom para todos: é bom para a operadora, é bom para a Claro, pois aumenta o conteúdo disponível para as pessoas, e é bom também para a Netflix, que captura um novo público”, explica Maluf.
Para o executivo, esses combos combinados com outras plataformas de streaming é uma tendência do mercado, além de ser uma opção mais barata para o consumidor. Ele explica que, ao fazer as contas, o consumidor estará pagando cerca de 60 reais para ter acesso à TV por assinatura com 120 canais.
“É uma combinação mais econômica e a conveniência do conforto de estar tudo num lugar só”, disse.
Alessandro Maluf declara que o balanço do primeiro semestre de 2024 foi positivo para o novo modelo de negócio. “Quando você vê os resultados da Anatel, só está lá o tradicional. O pessoal vê queda, eu tenho uma outra curva. Estamos conseguindo estabelecer aqui uma boa relação aqui de substituição, do tradicional, pelo pelo streaming. Então se cresce. É difícil, é custoso, tem muito investimento, é, a gente acredita e tá trazendo bons resultados, porque a base vem crescendo do streaming, tá tanto do aplicativo quanto do box”, afirma.