Por meio da Claro pay, carteira digital gratuita da Claro, os clientes conseguem fazer uma série de transações, desde a suporte a Pix a recarga de celular. Ao usar a plataforma da operadora, os clientes pré-pagos encontram algumas vantagens, como bônus de internet.
Benefícios como esses fazem com que as pessoas adiram ao aplicativo. No entanto, muitas deixam a conta sem movimentações, e às vezes completamente paradas, usando-a basicamente para receber os benefícios disponibilizados. No entanto, para uma conta digital, isso pode ser um problema.
Cliente da Claro pay tem passado por isso. Ao não movimentar a conta digital, a operadora pode iniciar o processo do seu encerramento. Embora seja considerado abusivo o encerramento unilateral de um contrato por parte do fornecedor, no caso de instituições financeiras, pode ocorrer o encerramento da conta quando ela fica parada por mais de seis meses.
Recentemente, um cliente da Claro teve sua conta digital bloqueada preventivamente por falta de movimentação. Ele conta que nunca fez movimentação acima de R$ 100, e que apenas a usou para receber recarga em dobro, um benefício dado pela operadora.
No comunicado, a tele realizou o bloqueio da conta e solicitou dados bancários do cliente para que o valor bloqueado na Claro pay fosse transferido. Isto levantou um questionamento pelo consumidor: se a medida da operadora não é uma forma de encerrar contas antigas para acabar com o benefício de recarga em dobro?
Nas redes sociais, o assunto repercutiu com a suspeita de que a Claro possa está iniciando um processo para descontinuar o serviço.
Posicionamento da Claro
Em contato com a assessoria da Claro, o Minha Operadora questionou se a movimentação de encerrar a conta digital do cliente era algo isolado? Qual era o critério para descontinuar a conta e se a tele planejava descontinuar o serviço Claro pay.
Em resposta, a operadora informou que “O Claro pay, aplicativo de serviços financeiros digitais da operadora, segue ativo e disponível para todos os usuários”.
“Com relação ao relato trazido na reportagem, embora não tenhamos recebido os dados dos clientes para uma melhor análise, a operadora informa que o procedimento pontual de encerramento da conta obedece aos termos do Banco Central, com a comunicação prévia sobre as providências a serem tomadas em relação à disponibilidade de saldos e transferência de valores. A Claro reforça que segue à disposição dos clientes por meio dos canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas”, completou.
Sobre a Claro pay
Atualmente, a plataforma financeira da operadora oferece benefícios como:
- Até 10GB de bônus de internet para clientes Prezão da Claro que realizarem recarga pelo no app;
- 10 GB de internet na 1ª recarga de celular do Prezão Claro para usar em até 7 dias;
- 2 GB de bônus de internet no Prezão da Claro para os clientes ativos da conta;
- Recarga com cartão de crédito;
- Créditos de celular emprestado.