Por meio de uma parceria com a Claro e a Embratel, o Banco do Brasil está utilizando a rede privativa 5G Standalone para testes no Ponto BB (.BB), novo modelo de agência bancária que alia atendimento físico com tecnologias como hologramas, robôs e cabines virtuais em novos espaços para clientes e empreendedores locais.
Localizado no Marco Zero, em Recife, o .BB foi o primeiro local a receber a novidade, onde o 5G vem sendo avaliado para aprimorar o atendimento aos correntistas do banco. Os testes com o 5G contribuem com novas aplicações nas agências, como robô concierge de atendimento com Inteligência Artificial (IA), impressão de cartões bancários, totem de avaliação do atendimento e de jogos eletrônicos.
De acordo com Rodrigo Mulinari, diretor de Tecnologia do banco, o .BB (Ponto BB) foi criado pensando em levar uma experiência completa com tecnologias multissensoriais. “Estamos elevando o nível de atendimento bancário e indo além do tradicional com a melhora na entrega de soluções tecnológicas inovadoras com o 5G“, afirma.
Segundo Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo, “a nova estrutura digital utiliza tecnologias de ponta e moderna infraestrutura, com medição de indicativos de eficiência e segurança digital para a otimização dos serviços financeiros prestados pelo Banco do Brasil“. Ela ainda conta que o uso da tecnologia 5G no robô concierge está agilizando todo o fluxo de atendimento, não só pela baixíssima latência da rede, mas, também, pelos ganhos de performance que proporciona.
“Isso representa o potencial transformador do 5G, que permite um retorno instantâneo no momento de suporte de modo personalizado e inovador, levando a experiência ao próximo nível”, diz.
O uso do 5G permite aplicações como o robô concierge baseado em IA, que recebe os clientes quando eles chegam nas agências e rapidamente inicia o atendimento, verificando como pode ajudar. A máquina faz direcionamentos customizados para cada demanda, com informações dos serviços do Banco do Brasil, do Ponto BB.
Estão sendo testadas nas agências, aplicações como impressão de cartões bancários, onde os clientes selecionam o tipo de cartão aprovado para cada um deles, seja de crédito ou de débito, e escolhe um layout personalizado de sua preferência. Tudo por meio de um notebook e uma impressora conectada à rede. Em seguida, o cartão é impresso de forma automática, sem a intervenção de funcionários.
O BB também está testando o 5G com solução de Inteligência Artificial da Embratel para garantir a segurança do ambiente bancário, onde a rede irá analisar uma série de imagens já coletadas pelas câmeras da agência e identificar movimentações incomuns com alertas para possíveis roubos, furtos e outros riscos.
Rodrigo Duclos, diretor de Estratégia Digital e Inovação da Claro e Embratel, afirma: “Estamos sempre buscando oportunidades de colaborar com nossos clientes para inovar no mercado brasileiro“.