O Google confirmou que deixará de dar suporte ao Google Play para os dispositivos que operam com sistema Android 5.0, conhecido como Lollipop. O software atingiu a versão estável em novembro de 2014, com o Lollipop representando menos de 1% dos dispositivos ativos.
Um porta-voz do Google ao portal 9to5Google na semana passada, explicou que nos últimos dez anos, a empresa introduziu vários recursos e melhorias que não estão disponíveis na versão.
O sistema continuará funcionando normalmente, mas ficará desfalcado, uma vez que não terá correções necessárias para manter a segurança e o funcionamento de aplicativos que dependem do serviço. “Os dispositivos Lollipop continuarão funcionando, mas não receberão novos recursos, atualizações de segurança importantes e podem não ser compatíveis com alguns aplicativos”, diz a nota à imprensa.
Diante da decisão de suspender o suporte ao Android 5.0, é recomendado que os usuários passem a usar uma versão mais recente do sistema operacional, que possui novos recursos e certamente a segurança de telefones e tablets. “Recomendamos fortemente que os usuários atualizem para versões mais recentes do Android para obter os recursos e melhorias de segurança mais recentes”, afirma um porta-voz do Google.
Em uma página de suporte do Google recém-atualizada, o documento informa que o suporte do Google Play Services é oferecido apenas para o Android 6.0 ou versões mais recentes, como os atuais Android 13 e Android 14.
Vale lembrar que em abril de 2024, a empresa liberou as versões Beta do Android 15 a dispositivos elegíveis, como os celulares Pixel. Os modelos compatíveis são os seguintes:
- Pixel 5a
- Pixel 6
- Pixel 6 Pro
- Pixel 6a
- Pixel 7
- Pixel 7 Pro
- Pixel 7a
- Pixel Tablet
- Pixel Fold
- Pixel 8
- Pixel 8 Pro
A versão final do sistema está programada para ser lançada em algum momento depois do mês de julho.