19/07/2024

Governo brasileiro monitora apagão global e GSI emite alerta

Ministro das Comunicações informou que a equipe da pasta está fazendo uma extensa varredura nos serviços de telecomunicações.

Omundo está enfrentando uma série de panes no serviços bancários, de voos e telecomunicações nesta sexta-feira (19) por causa de um apagão global causado por um problema técnico ocorrido na atualização do sistema da CrowdStrike para computadores que usam o Windows. No Brasil, embora os problemas sejam pontuais, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República emitiu um alerta sobre o ocorrido.

Jack Taylor/Getty Images

O GSI, que além da defesa nacional, também se dedica à segurança digital, emitiu a nota orientando como a população, empresas e instituições da administração pública devem proceder neste apagão global detectada ao redor do mundo.

Entre as orientações, o gabinete orienta que aqueles que usam a plataforma Falcon e tenham acesso à solução de segurança da CrowdStrike procurem o site da empresa. O alerta está no site do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo, que apura informações sobre instabilidades, vazamentos e invasões.

A plataforma de computação em nuvem Microsoft Azure divulgou procedimentos para recuperação de máquinas virtuais em seu ambiente. As “Medidas de mitigação para casos de travamentos ou indisponibilidade de sistemas operacionais Windows envolvem“:

  • Inicializar o Windows no modo de segurança ou no ambiente de recuperação;
  • Acessar o diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike;
  • Identificar o arquivo que corresponde ao padrão “C-00000291*.sys” e excluí-lo; e
  • Reinicializar o sistema”, informa o GSI.

De acordo com o brigadeiro Luiz Fernando Moraes da Silva, diretor de Departamento de Segurança Cibernética do GSI, o problema em questão afeta atualmente aquelas máquinas que utilizam a versão Falcon nos sistemas operacionais Microsoft Windows.

Assim como a CrowdStrike afirmou, o GSI declarou que não se trata de um ataque hacker, e que a situação será analisada tecnicamente como forma de prevenção a novas panes.

Governo Brasileiro

O Ministério da Gestão, por meio de nota, afirmou que está monitorando a situação, e que até o momento não houve incidente pelos órgãos referentes a esse evento adverso Microsoft.

“O Ministério da Gestão, por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR), está monitorando a situação. Caso exista necessidade, alertaremos as instituições públicas com as recomendações técnicas a serem adotadas”, diz o texto.

Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, informou que a equipe do MCom está realizando uma varredura extensa nos serviços de telecomunicações, mas até o momento nenhum problema foi detectado.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários