16/07/2024

Liderado pela Samsung, mercado de smartphone cresce no mundo

Apesar desse crescimento, o mercado ainda não se recuperou totalmente, enfrentando dificuldades em algumas regiões, segundo o IDC.

De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (15) pela empresa de pesquisa de mercado IDC, no segundo trimestre do ano, período que compreende de abril, maio e junho, houve um aumento de 6,5% nas entregas globais de smartphones. Esse avanço foi impulsionado, principalmente, por dispositivos da Samsung e da Apple, embora a Maça enfrente estagnação em suas vendas de iPhones.

Crédito: Freepik

Apesar desse crescimento, o mercado ainda não se recuperou totalmente, enfrentando dificuldades em algumas regiões. As empresas têm apostado nos recursos de inteligência artificial para atrair consumidores.

Nabila Popal, diretora de pesquisa da equipe Worldwide Tracker da IDC, conta que “Há muito entusiasmo no mercado de smartphones, graças aos preços médios de venda mais elevados e ao burburinho em torno dos smartphones da próxima geração que serão repletos de IA e deverão capturar 19% do mercado este ano”.

No período em questão, a Samsung foi soberana obtendo 18,9% de participação nas remessas globais, enquanto a Apple obteve 15,8% de market share, seguida da chinesa Xiaomi, com 14,8%. Depois vem a Vivo e Oppo, com 9,1% e 9%, respectivamente. Para a IDC há um empate entre as duas últimas, por causa da diferença de 0,1%.

“À medida que a Apple e a Samsung continuam a impulsionar o mercado, muitos dos principais produtores chineses tentam aumentar as remessas de produtos de baixo custo, numa tentativa de capturar uma fatia maior do mercado em meio à fraca procura”, disse Popal, acrescentando que, como resultado, a participação de dispositivos de médio porte é desafiada.

Relatórios da IDC e Counterpoint revelam que, apesar do crescimento modesto de 1,5% no Q2 de 2024, a Apple viu suas vendas declinarem 9,6% no Q1, comparado ao ano anterior, assim como sua participação de mercado.

De acordo com a Bloomberg, a norte-americana projeta reverter a situação com a expectativa de vender 90 milhões de unidades do iPhone 16 até o final do ano, que representaria um aumento de 10% em relação ao iPhone 15. O lançamento do novo dispositivo está previsto para ocorrer em 16 de setembro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários