Os serviços de streaming já fazem parte da rotina da maior parte da rotina da população do Brasil. De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, de uma base de 186,4 milhões de CPFs, aproximadamente 23,8 milhões de brasileiros são consumidores de plataformas online de transmissão de conteúdo em áudio e vídeo, representando 12,8% dessa base.
A pesquisa aponta que a maioria dos consumidores que consomem streaming está entre 34 e 43 anos (28,4%), 50,4% são homens, e a maior concentração está nas regiões Sudeste e Sul. Em relação à faixa de renda, 41,7% dos consumidores ganham entre R$ 2,5 mil e R$ 5 mil mensais, e se concentram na classe AB (70,5%).
Além disso, mostra ainda que 34,3% dos consumidores de streaming no país têm Score de Crédito acima de 751, indicando que são bons pagadores e que podem aproveitar as melhores condições de empréstimos e financiamentos do mercado.
A Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres, explica: “A ascensão dos serviços de streaming no Brasil reflete uma mudança cultural significativa, onde a conveniência e a personalização do conteúdo são altamente valorizadas. Entender o comportamento desses consumidores permite ao mercado direcionar campanhas de vendas e marketing de forma mais eficaz”.
Outro dado trazido pela Serasa foi que do total de consumidores de streaming no país, 93,8% tendem a realizar compras online, enquanto 67,9% consomem TV por assinatura e 70,9% têm características de viajantes.
“Esse dado é um indicativo claro da convergência entre entretenimento digital e o comércio eletrônico no Brasil. É importante entender a afinidade de um perfil específico com outras tendências para delinear estratégias de marketing digital com insights valiosos para a personalização de conteúdo e ofertas, aumentando assim a relevância e eficácia das campanhas digitais”, elucida Isabela.
Metodologia
A Serasa Experian, é um datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, e para a pesquisa “Perfil dos Consumidores de Streaming no Brasil”, fez uso combinado de inteligência analítica com o ecossistema de seu big data, por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos.
A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e perfis de consumidores de serviços de streaming foi usada para a segmentação do público. A empresa reforça que o estudo foi realizado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).