Atualmente, os consumidores encontram no mercado uma variedade de serviços de streaming, com diferentes programações, séries e filmes. Devido a competição, uma das opções que as empresas têm encontrado para mais assinantes é se unir as rivais. Pelo menos, foi o que fez a Disney e a Warner Bros. Discovery. Mas será que a Netflix pensa em fazer algo semelhante?
Nos Estados Unidos, as empresas se juntaram e passaram a oferecer uma assinatura única Disney+ e Max, onde é possível contratar os serviços com desconto. O chefe da WBD, David Zaslav, chamou de um “momento” para os programadores nas guerras de streaming.
Com a iniciativa, as empresas deixam à margem um negócio que poderá ser seguido por outras plataformas. No entanto, a Netflix já declarou que não vai seguir a tendência. A declaração foi dada em uma carta enviada aos acionistas, onde a empresa cita a Disney+ e a Max.
De acordo com o portal Deadline, a carta destacou que: “Não empacotamos a Netflix somente com outros streamers como Disney+ ou Max porque a Netflix já opera como um destino de entretenimento graças à amplitude e variedade de nossa lista e experiência superior de produto. Isso impulsionou penetração, engajamento e retenção líderes do setor para nós, o que limita o benefício para a Netflix de empacotar diretamente com outros streamers”.
Parcerias com fabricantes e operadoras
Entretanto, a Netflix declarou que vê vantagens em parcerias com fabricantes de dispositivos e “operadoras parceiras”. “Desde os primeiros dias do streaming, vimos parcerias com fabricantes de dispositivos e operadoras de TV paga e móveis como essenciais para garantir que a Netflix fosse fácil de encontrar e usar. Essas parcerias são um ganho para todos — tornando simples para as pessoas descobrirem, se inscreverem, usarem e pagarem pela Netflix”.
“Por sua vez, nossos parceiros de dispositivos e operadoras se beneficiam por meio do aumento nas vendas de dispositivos de consumidores que buscam dispositivos integrados à Netflix e maior aquisição de clientes e maior retenção, bem como a oportunidade de vender pacotes de dados ou conteúdo de maior valor”, complementou.
No início deste mês, a Verizon revelou um plano premium da Peacock, com acesso premium da Netflix de graça por um ano. A Comcast também está lançando o StreamSaver, que agregará o Peacock com Netflix e Apple TV+, dando aos clientes acesso a todos os três com desconto.
“Em algumas parcerias, as operadoras podem incluir outros serviços de streaming em um pacote com a Netflix e os serviços da operadora”, escreveu a Netflix em letras pequenas.
No Brasil, já vemos esse movimento da Netflix com as operadoras móveis, TIM, Claro e Vivo, que contam com planos de telefonia e banda larga com acesso ao streaming.