Nesta quarta-feira (03), o Ministério das Comunicações (MCom), junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visitaram o Mercado Municipal da Cantareira, no centro da cidade de São Paulo, para testar a qualidade da rede de tecnologia 4G e 5G. O Mercadão foi o primeiro ponto da Blitz da Telefonia Móvel na capital paulista.
Durante a ação, foram analisados pelos técnicos da Anatel a velocidade e a cobertura do serviço prestado pelas operadoras Claro, Vivo e TIM. A ideia é verificar a qualidade da conectividade nas grandes cidades, com o principal objetivo de identificar nas chamadas regiões de “sombra”, onde há falta de sinal de celular.
Hermano Tercius, secretário das Telecomunicações, explica que a Blitz da Telefonia Móvel é resultado de questionamentos e reclamações da qualidade de sinal em pontos específicos.
“Essa avaliação de dados que estamos colhendo nos dá uma visão da situação em cada bairro, cada local, a velocidade e conexão. São 20 regiões cobrindo a cidade de São Paulo. É importante a gente separar assim, para que a média boa de uma região não mascare outra área com sinal ruim”, afirma.
Ao todo, a ação fará a aferição de 20 pontos que foram definidos entre a pasta e a Anatel. Os testes dos outros 19 locais serão feitos até 12 de julho. “Estamos aqui para executar a política pública formulada pelo Ministério das Comunicações. Esses locais foram avaliados baseados nos índices de reclamação e nas áreas de interesse de alto ou baixo tráfego. Vamos cobrir desde a zona mais rica até a mais pobre da cidade”, disse José Umberto Sverzut, gerente da Anatel em São Paulo.
Os 20 pontos da Blitz da Telefonia na cidade de São Paulo são:
- Mercado Municipal da Cantareira
- Avenida Paulista
- Memorial da América Latina
- Mercado Municipal da Lapa
- Ceagesp
- Largo da Batata
- Parque do Ibirapuera
- Terminal Rodoviário Tietê
- Estação Metrô Tucuruvi
- Terminal Vila Nova Cachoeirinha
- Aeroporto Internacional de Congonhas
- Rodoviária do Jabaquara
- Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
- Campo Limpo
- Largo Treze
- Grajaú
- Estação Metrô Tatuapé
- Estação Metrô Itaquera
- Shopping Aricanduva
- Vila Prudente
Após a mediação, as operadoras móveis receberão um relatório sobre os locais que precisam passar por melhorias. As teles, então, terão que apresentar à Anatel e ao MCom suas propostas de melhorias, que deverão ser implementadas dentro de seis meses.
Até o momento, a Blitz da Telefonia Móvel já passou pelas capitais Brasília (DF), Macapá (AP), Natal (RN), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Teresina (PI) e a cidade de Timon (MA).