Em mais uma reviravolta, a Motorola retomou a vice-liderança no mercado brasileiro de smartphones e deixou a Apple para trás. De acordo com dados da Statcounter, com fechamento em junho deste ano, com um aumento superior a 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano passado, a empresa conquistou a segunda posição obtendo 18,81% de participação de mercado.
A fabricante do iPhone perdeu fatia de mercado durante os últimos 12 meses, e tem atualmente 17,8% de market share em território nacional. Em sua cola está a Xiaomi, que escalou seus 15,62% de participação, impulsionada pelos lançamentos do Redmi 13C 5G e Redmi A3.
A Motorola não lançou muitos modelos de smartphone este ano, mas os seus lançamentos têm intensificado as vendas. A empresa retornou a vice-liderança após a estreia dos modelos Edge 50 Fusion, Edge 50 Pro e Edge 50 Ultra, que competem com os intermediários da Samsung. Além disso, aparelhos premium da marca “passaram a ser mais considerados” pelos consumidores.
A líder do mercado continua sendo a Samsung, abocanhando 35,59% do mercado brasileiro. Mesmo liderando, a marca apresentou decréscimo de um ponto percentual em relação a junho de 2023, quando ela estava com 36,66% de market share.
Enquanto algumas empresas colocam seus smartphones em foco, a Apple tem concentrado seus esforços em notebooks e tablets, postergando novidades em smartphones para o segundo semestre, quando é esperada a chegada do iPhone 16 e 16 Pro.
Confira o ranking:
- Samsung: 35,66%
- Motorola: 18,85%
- Apple: 17,32%
- Xiaomi: 15,65%
- Desconhecida: 8,64% (sem identificação)
- LG: 1,67%
- ASUS – 0,41
- Realme – 0,41%
- Infinix – 0,28%
- Nokia – 0,21%
Vale ressaltar que a disputa entre Apple e Motorola pela vice-liderança pode continuar acirrada, uma vez que as estimativas da Statcounter são baseadas em tráfego web e podem não ser totalmente exatas.