Nesta segunda-feira (08), a Nokia anunciou que chegou à incrível velocidade de 41,89 Gbps de download na rede ativa do Google Fiber, a operadora de fibra óptica do Google. Este é o primeiro teste da tecnologia 50G PON (rede óptica passiva) da Nokia na rede da big tech, e um dos poucos exemplos de internet de 50 Gbps ativa nos Estados Unidos.
Com o experimento, a Nokia está demonstrando para provedores de internet de que sua tecnologia 50G PON pode funcionar com a infraestrutura de fibra óptica existente. Isto quer dizer que as empresas, como o Google Fiber, não precisam trocar todos os seus cabos para oferecer velocidades ultrarrápidas. “[Isso] demonstra como diferentes tecnologias PON podem ser combinadas na mesma fibra para evoluir suas ofertas de banda larga”, afirmou em comunicado.
“Os provedores de serviços precisam ser capazes de selecionar a tecnologia certa, com base em suas necessidades e caso de negócio. É por isso que já oferecemos 10G e 25G hoje, estamos testando 50G e desenvolvendo 100G – levando, em última análise, a uma gama completa de tecnologias PON que podem ser combinadas na mesma plataforma e na mesma fibra”, destacou o VP de redes de banda larga da Nokia, Geert Heyninck.
Há algum tempo que a tecnologia multi-gigabit PON está sendo desenvolvida. Em 2022, a Nokia apresentou um protótipo de 100 Gbps. No entanto, vai levar um tempo até que os planos de 50 Gbps do Google Fiber cheguem até os consumidores. Inicialmente, a empresa está oferecendo plano de 20 Gbps, disponível em algumas regiões através de um programa de acesso antecipado. O plano é implementar a tecnologia 20G PON da Nokia em todas as suas áreas de atuação até o final de 2024, mas o plano de 20 Gbps pode demorar para ser amplamente disponível (provavelmente alguns anos).
Além disso, a própria tecnologia 50G PON precisa ser melhorada. A simetria é um dos principais destaques do plano de 20 Gbps do Google, oferecendo velocidade iguais de upload e download. Nos testes da rede 50G PON, há uma diferença muito grande entre ambos, sendo que o download chegou a 41,89 Gbps, enquanto o upload ficou em 19,6 Gbps.