24/07/2024

Pânico a bordo: celular superaquecido causa pouso de emergência

Um celular causou um pouco de emergência, pouco inusitado? Os detalhes da história são mais estarrecedores ainda! Um voo mais precisamente para São Paulo fez pouso de emergência após um passageiro lançar um celular, que quase incendiou a aeronave.

A situação aconteceu na quarta-feira, 17, o voo AV-249 da Avianca, operado por um Airbus A320neo, enfrentou essa intercorrência que levou ao retorno ao aeroporto de Bogotá, na Colômbia.

A bordo da aeronave, registrada como HK-5410, estavam 161 passageiros e 6 tripulantes. O avião estava em rota para São Paulo quando uma falha térmica em um telefone celular de um dos passageiros causou a interrupção do voo.

Enquanto a aeronave subia e atingia aproximadamente 7.315 metros de altitude, os pilotos decidiram retornar ao aeroporto de origem por questões de segurança. Esta decisão foi tomada com base nas informações de rastreamento do Radarbox, que monitorou o trajeto da aeronave. Veja imagem do rastreamento abaixo:

Fonte: https://www.radarbox.com/data/flights/AV249/2192439604

De acordo com a Avianca, o incidente começou quando dois passageiros se comportaram de maneira perturbadora, culminando no arremesso de do telefone celular. Este dispositivo acabou superaquecendo, resultando em uma falha térmica que obrigou a tripulação a priorizar a segurança de todos a bordo e retornar a Bogotá.

Para garantir um pouso seguro, a aeronave precisou queimar combustível antes de aterrissar novamente no Aeroporto de Bogotá, cerca de 3 horas e 25 minutos após a decolagem inicial. Esse procedimento é necessário para reduzir o peso da aeronave e minimizar riscos durante o pouso.

De acordo com o The Aviation Herald, os passageiros responsáveis pelo incidente foram entregues às autoridades locais para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

Uma aeronave de substituição, um A320neo de registro N919AV, foi utilizada para completar o voo até São Paulo, resultando em um atraso de aproximadamente 5 horas e 30 minutos. Cerca de 11 horas após o pouso de emergência, a aeronave que sofreu o incidente estava novamente em operação normal.

A equipe do Minha Operadora entrou em contato com a Avianca para saber mais detalhes do caso, entender o que houve com os passegeiros que estavam com o celular, se houve algum pequeno acidente dentro do avião, mas até o fechamento desta matéria não houve nenhum retorno. Em caso de resposta essa matéria será atualizada.

Artigo anterior
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários