A Vivo expande sua atuação como fintech ao lançar dois novos produtos de crédito: Parcela Pix e antecipação do saque aniversário do FGTS. Confira mais detalhes sobre como funcionam esses serviços logo mais abaixo.
Essas iniciativas visam aumentar a oferta de crédito e promover a inclusão financeira no Brasil, como parte da estratégia da empresa para se posicionar não apenas como provedora de conectividade, mas também como uma empresa de tecnologia diversificada.
Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech, afirmou que a área de serviços financeiros foi uma das primeiras em que atuamos e é uma das mais maduras, tanto em evolução de negócios quanto em serviços. Isso nos dá confiança para lançar novas ofertas na área de crédito.
“Dentro dessa visão, a área de serviços financeiros foi uma das primeiras na qual passamos a atuar e, por isso, é uma das mais maduras tanto sob o ponto de vista de evolução do negócio quanto dos serviços, o que nos deixa confiantes para avançar com novas ofertas na área de crédito.”
As duas novidades que a Vivo anunciou somam ao serviço de empréstimo pessoal, disponível desde 2020, com valores entre R$ 500 e R$ 50 mil. Esse serviço também é uma opção para financiar smartphones e outros dispositivos, alcançando R$ 420 milhões em carteira no 1º trimestre de 2024, quase o dobro do ano anterior, com mais de 55 mil contratações e receita superior a R$ 100 milhões em 2023.
Entre março de 2023 e março de 2024, as receitas da Vivo com serviços financeiros cresceram 29,4%, totalizando R$ 425 milhões. Além do empréstimo pessoal, a empresa oferece seguros para celulares e dispositivos, com cerca de 500 mil smartphones segurados, e um consórcio de smartphones, chamado “compra planejada”, em parceria com a startup Klubi, permitindo a compra em até 36 parcelas fixas.
Vivo Pay
A Vivo está lançando esses serviços de crédito como parte de sua estratégia para 2024. A empresa solicitou ao Banco Central licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), o que permitirá maior flexibilidade e redução de custos. Atualmente, a Vivo opera sob o modelo de bank as a service, em parceria com provedores de soluções financeiras.
Os serviços serão unificados sob a marca Vivo Pay, facilitando o acesso por meio do app Vivo, que já conta com mais de 22 milhões de usuários. O primeiro serviço é o Parcela Pix, que permite dividir compras feitas via Pix em até 12 meses, ideal para quem não tem cartão de crédito. O pagamento é feito em uma fatura exclusiva no app.
Outro serviço é a antecipação do saque-aniversário do FGTS, que possibilita empréstimos usando os recursos desse saque, com retiradas a partir de R$ 500 e antecipação de até 10 anos do saldo disponível.