Nesta quinta-feira (11), noticiamos que as operadoras TIM, Vivo e Claro já acumulam quase meio milhão de reclamações junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e no portal Consumidor.gov. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem a quem recorrer quando enfrentam problemas em relação aos serviços de telecomunicações.
Uma das opções é registrar uma reclamação na Anatel, mas é importante destacar que, antes de mais nada, o primeiro passo que o consumidor deve fazer é tentar resolver a situação diretamente com sua prestadora pelos canais específicos, como SAC ou ouvidoria.
A reclamação em canais como a Anatel e Consumidor.gov. deve ser feita em casos em que o contato direto com a operadora não foi bem-sucedido, não trazendo solução ao problema enfrentado pelo consumidor.
Como fazer reclamação na Anatel?
A agência disponibiliza quatro canais para que os consumidores possam registrar suas queixas: telefone, presencial, aplicativo e site.
Para registrar uma reclamação pelo telefone, de qualquer aparelho, basta ligar gratuitamente para o número 1331, e informar o protocolo do atendimento na operadora. A central da agência funciona de segunda a sexta, apenas em dias úteis, das 8h às 20h.
Aplicativo
O aplicativo Anatel Consumidor pode ser baixado em dispositivos Android e iOS. Assim como o site, é necessário ter um cadastro ou acessar com os dados do gov.br. Após seguir esses passos, basta iniciar o processo de registro de reclamação.
Para isso, é só clicar em “Registrar Solicitação”, em seguida “Registrar Reclamação”, selecionar a operadora com a qual tem tido problema, selecionar o serviço. Dentre as opções, escolha o assunto reclamação e selecione o problema. Agora você deve explicar qual problema tem enfrentando, detalhando o motivo da reclamação.
Depois desse processo, será necessário informar outros dados, como o protocolo do atendimento na ouvidoria da operadora. Então, ”Finalizar Solicitação”.
Site
Para registrar uma reclamação pelo portal Anatel Consumidor, é necessário fazer um cadastro. O acesso também pode ser realizado por meio do login gov.br. O procedimento é o mesmo do aplicativo a partir do “Registrar Solicitação”.
Presencial
Em cada capital brasileira, a Anatel disponibiliza uma sala para atendimento presencial ao consumidor, que, eventualmente, encontre dificuldades em realizar o registro de sua solicitação por meio do atendimento telefônico, pela internet ou pelo aplicativo.
Confira os pontos de atendimento:
- Acre
Endereço: Rua Marechal Deodoro, nº 340 – 7º andar do Edifício do Ministério da Fazenda, Bairro Centro – CEP 69.900-903 – Rio Branco/AC
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h
- Alagoas
Endereço: Rua Antônio Gerbase, nº 58, Pitanguinha – CEP 57052-160 – Maceió/AL
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h30.
- Amapá
Endereço: Rua Jovino Dinoá nº 4.019, Bairro Beirol – CEP – 68902-030 – Macapá/AP
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
- Amazonas
Endereço: Avenida Governador Danilo de Matos Areosa, 1530, 2º andar, Bloco B, Distrito Industrial I, CEP 69.075-351, Manaus/AM.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (horário de Manaus).
- Bahia
Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, – nº 822, Pituba – CEP 41820-770 – Salvador/BA
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Ceará
Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 2500 – Dionísio Torres – CEP 60170-192 – Fortaleza/CE
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Distrito Federal
Endereço: SAUS Quadra 06 Blocos C, E, F e H – CEP 70070-940 – Brasília/DF
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
- Espirito Santo
Endereço: Rua Abiail do Amaral Carneiro, nº 41, Salas 501 a 504, Ed. Palácio Enseada – Bairro Enseada do Suá – CEP 29050-535 – Vitória/ES
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
- Goiás
Endereço: Rua 13, nº 618 – Setor Marista – CEP 74150-140 – Goiânia/GO
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Mato Grosso
Endereço: Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, 99 – Centro Político Administrativo – CEP 78049-937 – Cuiabá/MT
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 18h
- Mato Grosso do Sul
Endereço: Rua 13 de Junho, 1233 – Centro – CEP 79002-430 – Campo Grande/MS
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 07h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30
- Maranhão
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 1618, Ed. Sede dos Órgãos Fazendários, 8º andar, Setores B e C – Canto da Fabril, Centro – CEP 65020-902 – São Luís/MA
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h
- Minas Gerais
Endereço: Av. Alvares Cabral, nº 1605, 5º Andar, Bairro Santo Agostinho – CEP 30170-008 – Belo Horizonte/MG
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
- Pará
Endereço: Travessa Rosa Moreira, nº 476, Bairro do Telégrafo – CEP 66113-115 – Belém/PA
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
- Paraná
Endereço: Avenida Vicente Machado, n° 720 – Batel – CEP 80420-011 – Curitiba/PR
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
- Paraíba
Endereço: Rua João Domingos, s/n – Bairro de Miramar – CEP: 58043-010 – João Pessoa/PB
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Pernambuco
Endereço: Rua Joaquim Bandeira, nº 492 – Imbiribeira – CEP 51160-290 – Recife/PE
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 17h
- Piauí
Endereço: Avenida Universitária, nº 750 – Ed. Diamond Center – 19º andar – CEP: 64049-494 – Teresina/PI
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Rio Grande do Norte
Endereço: Avenida Rodrigues Alves – nº 1187, Tirol – CEP 59020-255 – Natal/RN
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 16h
- Rio Grande do Sul: o atendimento presencial está interrompido temporariamente em decorrência das chuvas
Endereço: Av. Princesa Isabel, 778 – Santana – CEP 90620-000 – Porto Alegre/RS
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
- Rio de Janeiro
Endereço: Praça XV de Novembro, nº 20 – 9º e 10º andares – Centro – CEP 20010-010 – Rio de Janeiro/RJ
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
- Roraima
Endereço: Rua Uailã, nº 529 – Bairro: 13 de setembro – CEP 69308-450 – Boa Vista/RR
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12 e das 14h às 17h
- Rondônia
Endereço: Rua Afonso Pena, 118 – Centro – 2º andar – CEP: 76801-080 – Porto Velho/RO.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12 e das 14h às 18h
- São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, nº 3073, Vila Mariana – CEP 04101-300 – São Paulo/SP
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
- Santa Catarina
Endereço: Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro – CEP 88010-450 – Florianópolis/SC
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
- Sergipe
Endereço: Av. Dr. Roosewelt Dantas Cardoso de Menezes, n.º 1013 – Centro – Aracaju/SE – CEP 49010-410.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h
- Tocantins
Endereço: ACNE 01 (104 Norte), Conjunto 01, Av. JK c/ Rua NE 01, Lote 41A, Edifício Encanel, 3º andar, Ala Norte, Palmas – TO, CEP 77006-016.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 14h às 18h
A minha reclamação na Anatel será resolvida?
É importante ressaltar que a responsabilidade da agência é fiscalizar e regular os serviços de telecomunicações no Brasil. Dessa forma, ao registrar uma reclamação, o problema não será resolvido. O que a Anatel fará é cobrar da operadora uma resolução satisfatória sobre o problema apresentando. Ou seja, o órgão facilita e intermedia esse contato entre consumidor e operadora.