03/12/2024

Problema com operadoras? Saiba como registrar uma reclamação na Anatel

Consumidor pode registrar uma queixa na agência de quatro maneiras: por telefone, via aplicativo, site e presencial; confira cada uma.

Nesta quinta-feira (11), noticiamos que as operadoras TIM, Vivo e Claro já acumulam quase meio milhão de reclamações junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e no portal Consumidor.gov. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem a quem recorrer quando enfrentam problemas em relação aos serviços de telecomunicações.

Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Uma das opções é registrar uma reclamação na Anatel, mas é importante destacar que, antes de mais nada, o primeiro passo que o consumidor deve fazer é tentar resolver a situação diretamente com sua prestadora pelos canais específicos, como SAC ou ouvidoria.

A reclamação em canais como a Anatel e Consumidor.gov. deve ser feita em casos em que o contato direto com a operadora não foi bem-sucedido, não trazendo solução ao problema enfrentado pelo consumidor.

Como fazer reclamação na Anatel?

A agência disponibiliza quatro canais para que os consumidores possam registrar suas queixas: telefone, presencial, aplicativo e site.

Para registrar uma reclamação pelo telefone, de qualquer aparelho, basta ligar gratuitamente para o número 1331, e informar o protocolo do atendimento na operadora. A central da agência funciona de segunda a sexta, apenas em dias úteis, das 8h às 20h.

Aplicativo

O aplicativo Anatel Consumidor pode ser baixado em dispositivos Android e iOS. Assim como o site, é necessário ter um cadastro ou acessar com os dados do gov.br. Após seguir esses passos, basta iniciar o processo de registro de reclamação.

Para isso, é só clicar em “Registrar Solicitação”, em seguida “Registrar Reclamação”, selecionar a operadora com a qual tem tido problema, selecionar o serviço. Dentre as opções, escolha o assunto reclamação e selecione o problema. Agora você deve explicar qual problema tem enfrentando, detalhando o motivo da reclamação.

Depois desse processo, será necessário informar outros dados, como o protocolo do atendimento na ouvidoria da operadora. Então, ”Finalizar Solicitação”.

Site

Para registrar uma reclamação pelo portal Anatel Consumidor, é necessário fazer um cadastro. O acesso também pode ser realizado por meio do login gov.br. O procedimento é o mesmo do aplicativo a partir do “Registrar Solicitação”.

Presencial

Em cada capital brasileira, a Anatel disponibiliza uma sala para atendimento presencial ao consumidor, que, eventualmente, encontre dificuldades em realizar o registro de sua solicitação por meio do atendimento telefônico, pela internet ou pelo aplicativo.

Confira os pontos de atendimento:

  • Acre
    Endereço: Rua Marechal Deodoro, nº 340 – 7º andar do Edifício do Ministério da Fazenda, Bairro Centro – CEP 69.900-903 – Rio Branco/AC
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h
  • Alagoas
    Endereço: Rua Antônio Gerbase, nº 58, Pitanguinha – CEP 57052-160 – Maceió/AL
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h30.
  • Amapá
    Endereço: Rua Jovino Dinoá nº 4.019, Bairro Beirol – CEP – 68902-030 – Macapá/AP
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
  • Amazonas
    Endereço: Avenida Governador Danilo de Matos Areosa, 1530, 2º andar, Bloco B, Distrito Industrial I, CEP 69.075-351, Manaus/AM.
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (horário de Manaus).
  • Bahia
    Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, – nº 822, Pituba – CEP 41820-770 – Salvador/BA
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
  • Ceará
    Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 2500 – Dionísio Torres – CEP 60170-192 – Fortaleza/CE
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
  • Distrito Federal
    Endereço: SAUS Quadra 06 Blocos C, E, F e H – CEP 70070-940 – Brasília/DF
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
  • Espirito Santo
    Endereço: Rua Abiail do Amaral Carneiro, nº 41, Salas 501 a 504, Ed. Palácio Enseada – Bairro Enseada do Suá – CEP 29050-535 – Vitória/ES
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
  • Goiás
    Endereço: Rua 13, nº 618 – Setor Marista – CEP 74150-140 – Goiânia/GO
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
  • Mato Grosso
    Endereço: Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, 99 – Centro Político Administrativo – CEP 78049-937 – Cuiabá/MT
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 18h
  • Mato Grosso do Sul
    Endereço: Rua 13 de Junho, 1233 – Centro – CEP 79002-430 – Campo Grande/MS
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 07h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30
  • Maranhão
    Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 1618, Ed. Sede dos Órgãos Fazendários, 8º andar, Setores B e C – Canto da Fabril, Centro – CEP 65020-902 – São Luís/MA
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h
  • Minas Gerais
    Endereço: Av. Alvares Cabral, nº 1605, 5º Andar, Bairro Santo Agostinho – CEP 30170-008 – Belo Horizonte/MG
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
  • Pará
    Endereço: Travessa Rosa Moreira, nº 476, Bairro do Telégrafo – CEP 66113-115 – Belém/PA
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
  • Paraná
    Endereço: Avenida Vicente Machado, n° 720 – Batel – CEP 80420-011 – Curitiba/PR
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
  • Paraíba
    Endereço: Rua João Domingos, s/n – Bairro de Miramar – CEP: 58043-010 – João Pessoa/PB
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
  • Pernambuco
    Endereço: Rua Joaquim Bandeira, nº 492 – Imbiribeira – CEP 51160-290 – Recife/PE
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 17h
  • Piauí
    Endereço: Avenida Universitária, nº 750 – Ed. Diamond Center – 19º andar – CEP: 64049-494 – Teresina/PI
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h
  • Rio Grande do Norte
    Endereço: Avenida Rodrigues Alves – nº 1187, Tirol – CEP 59020-255 – Natal/RN
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 16h
  • Rio Grande do Sul: o atendimento presencial está interrompido temporariamente em decorrência das chuvas
    Endereço: Av. Princesa Isabel, 778 – Santana – CEP 90620-000 – Porto Alegre/RS
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
  • Rio de Janeiro
    Endereço: Praça XV de Novembro, nº 20 – 9º e 10º andares – Centro – CEP 20010-010 – Rio de Janeiro/RJ
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
  • Roraima
    Endereço: Rua Uailã, nº 529 – Bairro: 13 de setembro – CEP 69308-450 – Boa Vista/RR
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12 e das 14h às 17h
  • Rondônia
    Endereço: Rua Afonso Pena, 118 – Centro – 2º andar – CEP: 76801-080 – Porto Velho/RO.
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12 e das 14h às 18h
  • São Paulo
    Endereço: Rua Vergueiro, nº 3073, Vila Mariana – CEP 04101-300 – São Paulo/SP
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
  • Santa Catarina
    Endereço: Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro – CEP 88010-450 – Florianópolis/SC
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
  • Sergipe
    Endereço: Av. Dr. Roosewelt Dantas Cardoso de Menezes, n.º 1013 – Centro – Aracaju/SE – CEP 49010-410.
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h
  • Tocantins
    Endereço: ACNE 01 (104 Norte), Conjunto 01, Av. JK c/ Rua NE 01, Lote 41A, Edifício Encanel, 3º andar, Ala Norte, Palmas – TO, CEP 77006-016.
    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 14h às 18h

A minha reclamação na Anatel será resolvida?

É importante ressaltar que a responsabilidade da agência é fiscalizar e regular os serviços de telecomunicações no Brasil. Dessa forma, ao registrar uma reclamação, o problema não será resolvido. O que a Anatel fará é cobrar da operadora uma resolução satisfatória sobre o problema apresentando. Ou seja, o órgão facilita e intermedia esse contato entre consumidor e operadora.

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