Qual a maior operadora da sua cidade? Comercialmente falando a melhor maneira de medir esse índice é analisando a participação de mercado de uma empresa dentro de uma região. Também conhecido como market share, esse dado é disponibilizado pela Anatel e pode ser visto sob o recortes personalizados. Por isso, confira hoje as maiores companhias de cada capital.
Caso você não more em uma capital e queira conferir mais detalhes sobre a sua cidade ou queira ver mais informações sobre o seu estado, por exemplo, basta conferir o painel atualizado da agência.
Maiores operadoras por DDD – recorte de capitais
Veja nessa lista um ranking de operadoras em relação a participação de mercado que elas tem em cada capital dos estados brasileiros, por ordem alfabetica, na parte de telefonia móvel:
Cidade | DDD | Operadora | Participação (%) |
---|---|---|---|
Aracaju (SE) | 79 | Vivo | 71,2 |
Claro | 19,8 | ||
TIM | 8,2 | ||
Belém (PA) | 91 | Claro | 40,9 |
TIM | 35,6 | ||
Vivo | 22,7 | ||
Belo Horizonte (MG) | 31 | Vivo | 37,1 |
Claro | 36,2 | ||
TIM | 22,0 | ||
Datora | 4,1 | ||
Boa Vista (RR) | 95 | Vivo | 58,1 |
Claro | 20,7 | ||
TIM | 17,0 | ||
Datora | 3,6 | ||
Brasília (DF) | 61 | Claro | 40,09 |
Vivo | 33,0 | ||
TIM | 24,03 | ||
Datora | 1,6 | ||
Campo Grande (MS) | 67 | Claro | 51,2 |
Vivo | 32,9 | ||
TIM | 14,8 | ||
Cuiabá (MT) | 65 | Vivo | 42,0 |
Claro | 40,7 | ||
TIM | 16,8 | ||
Curitiba (PR) | 41 | TIM | 41,3 |
Claro | 30,4 | ||
Vivo | 25,5 | ||
Datora | 2,2 | ||
Florianópolis (SC) | 48 | TIM | 32,7 |
Claro | 31,8 | ||
Vivo | 30,4 | ||
Datora | 4,2 | ||
Fortaleza (CE) | 85 | Vivo | 36,8 |
TIM | 32,1 | ||
Claro | 28,8 | ||
Datora | 1,4 | ||
Goiânia (GO) | 62 | Claro | 41,04 |
Vivo | 28,5 | ||
TIM | 28,0 | ||
Datora | 1,7 | ||
João Pessoa (PB) | 83 | TIM | 34,7 |
Vivo | 33,9 | ||
Claro | 28,1 | ||
Datora | 2,4 | ||
Macapá (AP) | 96 | Vivo | 43,4 |
TIM | 29,7 | ||
Claro | 26,3 | ||
Maceió (AL) | 82 | Vivo | 33,9 |
Claro | 32,9 | ||
TIM | 32,0 | ||
Manaus (AM) | 92 | Vivo | 47,1 |
Claro | 41,2 | ||
TIM | 11,5 | ||
Natal (RN) | 84 | TIM | 34,7 |
Vivo | 33,9 | ||
Claro | 29,3 | ||
Datora | 1,7 | ||
Palmas (TO) | 63 | Claro | 55,8 |
TIM | 25,1 | ||
Vivo | 16,2 | ||
Datora | 2,2 | ||
Porto Alegre (RS) | 51 | Claro | 47,0 |
Vivo | 32,1 | ||
TIM | 15,7 | ||
Datora | 4,8 | ||
Porto Velho (RO) | 69 | Claro | 61,4 |
Vivo | 23,6 | ||
TIM | 12,7 | ||
Datora | 1,7 | ||
Recife (PE) | 81 | Claro | 43,1 |
Vivo | 29,6 | ||
TIM | 25,1 | ||
Datora | 1,7 | ||
Rio Branco (AC) | 68 | Claro | 46,8 |
Vivo | 39,8 | ||
TIM | 10,6 | ||
Datora | 2,1 | ||
Rio de Janeiro (RJ) | 21 | Claro | 39,2 |
Vivo | 30,7 | ||
TIM | 27,5 | ||
Datora | 2,1 | ||
Salvador (BA) | 71 | Claro | 45,0 |
Vivo | 28,3 | ||
TIM | 25,8 | ||
São Luís (MA) | 98 | Vivo | 43,7 |
Claro | 36,3 | ||
TIM | 19,0 | ||
São Paulo (SP) | 11 | Claro | 38,8 |
Vivo | 30,0 | ||
TIM | 26,6 | ||
Datora | 2,9 | ||
Teresina (PI) | 86 | Claro | 42,6 |
Vivo | 28,8 | ||
TIM | 28,2 | ||
Vitória (ES) | 27 | Vivo | 60,8 |
Claro | 31,1 | ||
TIM | 5,6 | ||
Datora | 1,8 |
A partir dos dados apresentados, algumas constatações lógicas e tendências podem ser observadas:
- Predominância da Vivo em Diversas Regiões: a Vivo é a operadora com maior participação de mercado em várias capitais, especialmente em regiões do Norte e Nordeste, como Boa Vista, Macapá, e Manaus.
- Domínio da Claro em Grandes Centros: a Claro se destaca como a operadora com maior participação em grandes centros urbanos, como Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre, e Salvador.
- TIM com Presença Significativa: a TIM tem uma presença competitiva em diversas capitais, sendo a líder em Curitiba, Florianópolis e Natal. A empresa mantém uma participação significativa em outras regiões.
- Mercado Fragmentado em Algumas Capitais: em cidades como Cuiabá e Recife, não há uma operadora dominante clara, com Vivo, Claro e TIM disputando o mercado de maneira mais equilibrada. Isso pode indicar uma competição acirrada e uma demanda variada dos consumidores.
- Participação da Datora: a Datora, embora com uma participação de mercado menor (é uma companhia de pequeno porte), está presente em várias capitais.
- Diferenças Regionais Significativas: a participação de mercado das operadoras varia significativamente entre as regiões, sugerindo que fatores locais, como infraestrutura, ofertas de serviços e preferências culturais, influenciam fortemente a escolha do consumidor.
A nível nacional o panorama das companhias sobre a participação de mercado de cada uma delas, seguindo a mesma fonte de dados é: