O streaming ainda é tão bom quanto parecia ser em relação a TV por assinatura? E a Televisão paga por sua vez ainda tem conteúdo para concorrer com o material das novas plataformas e o alcance da internet? Esses questionamentos são cada vez mais comuns e pontuados ao se pensar na compensação da contratação desses serviços dentro de um bom custo benefício.
No Brasil, embora a internet esteja cada vez mais difundida, é importante lembrar da dimensão continental do país. Além disso, o poder aquisitivo é outro fator a ser avaliado, já que existe uma grade de TV aberta relativamente ampla disponível em boa parte do país.
Do “boom” da Netflix nos anos 2010 até hoje o mercado do streaming sacudiu e se movimentou de uma maneira que já chegou a novas fases e principalmente novos preços. Se antes havia o questionamento “vale a pena ter TV por assinatura?” hoje o que paira é: “vale a pena ter streaming? E qual plataforma escolher que já assinar todos é uma fortuna?”.
Valor do Streaming vs TV por assinatura
A Netflix entendeu ou resolveu entender que era o momento de mudar o mercado do streaming quando mudou as regras sobre compartilhamento de senha. De lá para cá, no popular português, foi só ladeira abaixo!
Nesta matéria aqui, por exemplo, você pode conferir alguns preços mais recentes das plataformas no Brasil.
Um pouco antes a Netflix também, já tinha feito outra ação que movimentou muito o mercado que foi a adoção de um plano com anúncios, mas que era pago. Ele ainda existe e é o plano mais barato da plataforma.
No comparativo dos principais streamings disponíveis no Brasil hoje, para você ter todos a sua disposição é necessário desembolsar pelo menos R$ 176,30, por mês, desde que todos os planos sejam os mais baratos. E para quem busca uma experiência completa pagando os planos mais caros, o valor total fica R$ 305,30.
Serviço de streaming | Nome do plano | Preço Mensal | Preço Anual |
Netflix | Padrão com anúncios | R$ 20,90 | – |
Padrão | R$ 44,90 | – | |
Premium | R$ 59,90 | – | |
Assinante extra | R$ 12,90 | – | |
Prime Video | Mensal | R$ 19,90 | – |
Anual | – | R$ 166,80 | |
Max | Básico com anúncios | R$ 29,90 | R$ 226,80 |
Standard | R$ 39,30 | R$ 358,00 | |
Platinum | R$ 55,90 | R$ 478,80 | |
Disney Plus | Plano Padrão (a partir de 26/06/24) | R$ 43,90 | R$ 368,90 |
Plano Premium (a partir de 26/06/24) | R$ 62,90 | R$ 527,90 | |
Apple TV+ | Plano Mensal | R$ 21,90 | – |
Globoplay | Globoplay | R$ 24,90 | R$ 238,80 |
Globoplay + Canais ao Vivo | R$ 49,90 | R$ 514,80 | |
Paramount+ | Plano Básico | R$ 14,90 | – |
Plano Premium | R$ 34,90 | – |
No caso da TV por assinatura, os menores valores giram em torno de R$ 40,00. Muitos pacotes oferecem streamings inclusos e alguns já são vendidos como um hub, ou seja, um ambiente feito para incluir outras plataformas.
A TV paga se adequou ao ambiente, ainda mais com a queda do uso. Segundo dados da Anatel, o número de assinantes desse serviço em fevereiro deste ano era de 10,1 milhões. Em 2014 esse setor teve o ápice no Brasil e atingiu 19,6 milhões de clientes. De lá para cá só houve perdas. Já são quase 50% em perdas, um total de 9,5 milhões em um recorte de menos de 10 anos.
Continuando com os comparativos, veja os preços dos principais nomes de TV por assinatura hoje no Brasil:
Operadora | Plano | Descrição | Preço Mensal (R$) |
SKY | Básico | +90 canais de TV ao vivo | 44,95 |
Com Disney+ Premium | +90 canais de TV ao vivo + Disney+ Premium | 87,85 | |
Com Paramount+ | +90 canais de TV ao vivo + Paramount+ | 54,95 | |
Claro | 4K Claro tv+ | Max, Netflix com anúncios, Globoplay, canais de TV | 149,90 |
Soundbox Claro tv+ | Max, Netflix com anúncios, Globoplay, canais de TV | 159,90 | |
Soundbox 4K Claro tv+ | Max, Netflix com anúncios, Globoplay, canais de TV | 159,90 | |
Oi | TV pré-pago | TV Livre + 62 canais | 38,90 |
TV pós-pago | 122 canais | 94,90 | |
TV pós-pago | 158 canais | 134,90 | |
TV pós-pago | 174 canais | 144,90 | |
Vivo | TV + Streaming | +70 canais | 99,00 |
TV + Streamings 4K | +120 canais e 4K | 165,00 | |
TV + Streamings 4K | +140 canais e 4K | 290,00 |
A conta não bate
Por um lado há um mercado entrando em decadência. Por outro, há um mercado que só cresce, porém ao mesmo tempo o consumidor não se mostra satisfeito. Não precisa uma busca profunda nas redes sociais para encontrar vários clientes insatisfeitos com preços e entregas.
Claro que esses são apenas alguns poucos exemplos. Mas, outros estão aqui nesta matéria, onde vários clientes querem ressarcimento por se sentirem lesados por parte da Netflix.
Os streamings tem tentado investir em conteúdo que agrada o brasileiro. Ao menos é que eles dizem por meio dos executivos e ao realizar obras como “Pedaço de Mim”, que parece muito com uma novela (formato fictício que agrada muito ao público daqui).
Mas de todo modo, o futuro do mercado do streaming está cada vez mais incerto e com menos foco no consumidor. As promoções estão escassas, os valores mais altos, a TV por por assinatura que poderia ser uma alternativa está cada vez mais mais imersa nisso.
E para você o que está mais em conta: Streaming ou TV por assinatura?