Além dos negócios no segmento de smartphone, a Apple também tem enfrentado desafios para conquistar o público no mercado de streaming. De acordo com uma reportagem do Bloomberg, a Apple TV+ não tem atraído muitos espectadores. A plataforma atrai menos em um mês do que a Netflix consegue em apenas um dia, segundo a reportagem.
A Apple TV+ aposta em produções originais desde o seu lançamento em 2019, mas também tem gastado bilhões de dólares em projetos de Hollywood, buscando tornar seu serviço de streaming mais sustentável. O chefe de serviços da Apple, Eddy Cue, tem tido reuniões regulares com os chefes de estúdio Zack Van Amburg e Jamie Erlicht para analisar orçamentos, pressionando-os a exercer mais controle sobre os gastos em projetos.
A empresa está começando a refinar sua estratégia em Hollywood, após gastar mais de US$ 20 bilhões para produzir programas de TV e filmes originais que poucas pessoas assistem. Eddy Cue está pressionando os chefes de estúdio Zack Van Amburg e Jamie Erlicht para controlar os orçamentos dos projetos de forma mais rigorosa.
A Apple nao tem obtido o retorno que esperava ter ao gastar mais de US$ 500 milhões combinados em filmes dos diretores Martin Scorsese, Ridley Scott e Matthew Vaughn, e mais de US$ 250 milhões na minissérie da Segunda Guerra Mundial Masters of the Air, uma das mais de uma dúzia de novas séries lançadas este ano.
Dados da Nielsen revelam que o Apple TV+ representa apenas 0,2% das visualizações de TV nos Estados Unidos, enquanto a Netflix domina com 8%. “O crescimento de assinantes tem sido fraco, com o conteúdo original da plataforma sendo uma fração do que os rivais oferecem”, escreveram os analistas da Bloomberg Intelligence Geetha Ranganathan e Kevin Near em uma nota recente.
Falta de transparência
A falta de transparência da Apple em relação aos números da Apple TV+ é algo que também entra na discussão, pois a empresa não divulga seus números de audiência. Nem mesmo os criadores das séries têm acesso a esses dados, o que dificulta uma avaliação do desempenho real do serviço.