A partir deste mês de julho, devido às constantes atualizações do aplicativo, o WhatsApp, do grupo Meta, deixará de funcionar em uma série de aparelhos celulares Android e iOS. De acordo com a empresa, alguns smartphones se tornaram obsoletos e deixarão de ter suporte às atualizações demandadas pelo mensageiro, especialmente relacionadas à segurança.
Isto quer dizer que esses dispositivos deixarão de receber atualização de segurança, novas mudanças de software e novos recursos, o que pode colocar os dados do usuário em risco e diminuir a qualidade de uso do smartphone em geral.
Atualmente, o WhatsApp é compatível com versões de sistema Android OS 5.0 e posteriores, telefones iOS 12 e posteriores, KaiOS 2.5.0 e posteriores, incluindo os dispositivos JioPhone e JioPhone 2.
Essas atualizações podem acontecer de forma automática, a depender da configuração do smartphone, mas geralmente, os usuários que não poderão mais usar o aplicativo serão notificados para atualizar o sistema operacional. No entanto, se ainda não recebeu a notificação, é possível conferir se há uma atuação disponível.
Para atualizar o sistema operacional no Android, é necessário acessar as configurações do celular, ir para a seção “Sistema” e verificar se há atualizações de software disponíveis. Para obter a versão mais recente do iOS, vá para “Ajustes”, depois “Geral”, selecione “Atualização de Software”, toque em “Atualizações Automáticas” e ative “Baixar Atualizações de iOS”.
Modelos em que o WhatsApp deixará de funcionar são:
Samsung
- Galaxy S3 Mini
- Galaxy X Cover 2
- Galaxy Trend Lite.
LG
- LG Optimus L3 II Dual
- LG Optimus L5 Dual
- LG Optimus L7 Dual
- LG Optimus F3Q
- LG Optimus L2 II
- LG Optimus F6
Apple
- iPhone SE
- iPhone 5
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
Outras marcas
- Alcatel Go Flip 2
- Grand S Flex
- Grand Memo
- Xperia M
Se o seu smartphone é um dos citados acima, pode ser necessário considerar a aquisição de um novo dispositivo para que possa continuar usando o aplicativo de mensagens com segurança.