Em parceria com a ZTE, a Unifique está operando uma nova rede privativa 5G da V2COM em uma empresa do grupo WEG, em Jaraguá do Sul (SC). A rede foi criada para assegurar a conexão integral de robôs remotamente e atingir velocidade de troca de dados na ordem dos gigabits por segundo entre máquinas.
A rede foi escolhida após a conclusão de testes feito com a tecnologia para seu uso em aplicações fabris que não poderiam ser atendidas com o WiFi. Os testes fornecidos pela Unifique se deram em suas etapas e foram baseados no Release-16 do padrão da 3GPP, utilizando a capacidade de 80 MHz adquirida pela operadora no leilão 5G de 2021. O hardware 5G e o gerenciamento da rede foi a contribuição da Zhongxing Telecom Equipment (ZTE).
Na primeira fase, com uma antena na fábrica da V2COM e o core da rede 5G no Datacenter TIER III da Unifique em Timbó (SC), as empresas acompanharam o tráfego de dados entre dispositivos e aplicações, cujo intuito era avaliar a estabilidade e cobertura da rede. Nessa etapa, a rede privativa de 5G entregou velocidades de download e upload satisfatórios.
Na segunda fase, foi instalado um Core da rede 5G com funcionalidades UPF dentro da fábrica, além de mais seis outras antenas, totalizando sete. Com isso, foi reduzida a distância percorrida dos dados e a ampliação da cobertura da rede, refletindo positivamente na latência , no alcance e estabilidade do sinal. Nessa fase, o resultado foi mais convincente.
Nos testes, as empresas acompanharam os dados, como throughput, latência e perda de pacotes da rede, sendo que cada teste foi feito sob diferentes condições, incluindo a variação do número de dispositivos (CPEs) consumindo a rede.
Além disso, também foram abordados nos testes casos de uso da rede 5G, que vão desde o processo de produção, fabricação das placas até a finalização da montagem. Um exemplo disso, foi o uso do Robô VR, que realiza vistoria em diferentes áreas da fábrica remotamente através de uma câmera 360º com resolução 4k. Um usuário acompanhava através de um Óculos VR, e o robô se movimentava em setores diferentes da fábrica.
Houve também a comparação entre aplicações WiFi e 5G de testagem de placas eletrônicas montadas na fábrica. A nova tecnologia se mostrou ser mais estável, constante e veloz. “Foi possível obter um número maior de placas testadas diariamente comparada a rede WiFi”, diz a Unifique.