A Vivo liderou o ranking de internet residencial no Brasil, com uma velocidade média de 215,44 Mbps entre abril e junho de 2024. A operadora superou a Claro, antiga líder, e a V.tal (rede neutra da Oi).
Os dados são segundo o Ranking Minha Conexão e o relatório trimestral do Minha Conexão avaliou de forma os melhores índices de internet dos provedores e municípios do país. As médias de velocidade de download de cada operadora nacional no período estão exibidas no gráfico a seguir.
Além dessas operadoras há também dados da TIM, que registrou a menor conexão média do período . Além disso demonstrou um desempenho 0,50% menor em relação ao trimestre anterior.
Já a Vivo alcançou o maior crescimento em qualidade de internet residencial entre o primeiro e o segundo trimestre de 2024 com uma evolução de 10,36%.
Claro teve a melhor banda larga em 13 dos 26 estados
A Claro se destacou por oferecer o melhor desempenho de internet fixa em metade dos estados do país. Isso significa que, em 13 dos 26 estados brasileiros, a Claro teve a melhor velocidade e qualidade de internet. No estado do Amapá, a operadora registrou a maior velocidade de banda larga, atingindo 284,60 Mbps, pela terceira vez consecutiva, demonstrando um desempenho consistentemente superior na região.
No entanto, ao comparar com o trimestre anterior, a Claro perdeu a liderança em cinco estados, indicando que outras operadoras conseguiram melhorar seu desempenho e ultrapassar a Claro nesses locais. Essa variação mostra a dinâmica do mercado de internet fixa no Brasil, onde as empresas estão constantemente competindo para oferecer melhores serviços aos consumidores.
Embora as operadoras nacionais não tenham sido mencionadas entre os provedores de internet mais rápidos do Brasil, uma operadora regional se destacou. A Linkup Telecomunicações, localizada no Rio Grande do Sul, foi considerada a operadora regional mais veloz do país, oferecendo uma velocidade média de conexão de 718,52 Mbps.