Há alguns anos os alertas de desastres tem sido feitos ao brasileiro por meio de mensagens de texto. A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações e Defesa Civil têm buscado se aprimorar para antecipar os alertas com maior precisão. Mas existe outro meio de comunicação que é usado para isso e um ambiente virtual para consultar histórico desses envios. Sendo assim, venha aprender mais sobre esse assunto!
A agência conta que já emitiu 101.171 alertas, sendo mais de 97 mil SMS, mais de 5 bilhões de mensagens de cuidado disparadas e mais de 4 mil alertas em TV por Assinatura. Confira os números detalhados abaixo:
Panorama dos alertas de desastres entre 2023 e 2024
Do ano passado para cá as “Chuvas Intensas” foram o top de alertas. É necessário destacar que no início deste ano a região Sul do Brasil enfrentou forte ciclos de tempestades que geraram grandes inundações.
O registro dos alertas em TV por Assinatura é um pouco diferente na distribuição, mas “Chuvas Intensas” ainda ganha:
No geral, os alertas enviados através de TV por assinatura costumam ter mais alcance/ser mais efetivo que os de SMS. Veja os dados gerais:
A nível de pesquisa, informação ou simplesmente histórico, a Anatel também disponibiliza o detalhamento de cada alerta enviado desde 2018. É possível encontrar o texto do SMS, a data de envio e a cidade em que estava previsto o desastre.
A imagem acima exemplifica o detalhamento e hitórico dos alertas. Embora o alerta de “Chuva Intensa” seja a maioria e os mai lembrado, há também de “Baixa Umidade do Ar”, como é possível ver no print.
O objetivo desse recurso é alertar a população que se resguarde de posteriores problemas com o ambiente, vindo de ordem natural. Ou seja, serve para anunciar grande possibilidade de chuvas ou alagamentos, intensidade de raios e até mesmo a necessidade de evitar certos lugares que ficam inconstantes como rios e cachoeiras mais afastados das cidades, por exemplo.
Como receber os alertas
O cadastro é simples e rápido. Sendo assim após finalizar o cadastramento seu contato já constará no siste de alerta de desastres. Portanto, confira as opções:
Mensagens SMS:
- Envie um SMS para 40199 com o CEP da área que você quer monitorar.
Aplicativo WhatsApp:
- Adicione o número 61 2034-4611 no WhatsApp ou clique em este link.
- Envie um “olá” para o robô e siga as instruções para cadastrar suas áreas de interesse ou verificar alertas atuais.
Aplicativo Telegram:
- Encontre o contato “Defesa Civil Alertas”.
- Envie um “olá” para o robô e siga as instruções para cadastrar suas áreas de interesse ou verificar alertas atuais.
TV por Assinatura:
Os alertas da Defesa Civil aparecem automaticamente durante a programação. Ou seja, basta assistir a programação, se estiver em uma área em risco vai receber um alerta.