A Associação NEO está completando 25 anos e celebra a participação que tem no setor de telecomunicações brasileiro. A entidade representa as PPPs – Prestadoras de Pequeno Porte e a equipe do Minha Operadora entrevistou Rodrigo Schuch, presidente executivo da associação, que falou sobre o consumidor final, desafios futuros e o mercado das pequenas telecons.
Fundada em 1999, por operadores independentes e regionais, a NEO afirma que ao longo dos anos ampliou seu escopo e, hoje, “atua em busca da competitividade justa no mercado, operando na defesa de cerca de 200 empresas associadas”.
NEO, empresas e consumidor
O presidente executivo da associação explicou que de forma prática, a Associação NEO atua há 25 anos em prol das PPPs a partir de dois eixos.
O primeiro é a atuação institucional a favor das operadoras regionais na defesa de um ambiente regulatório e fiscal com condições estáveis, claras e justas de competição, em soma ao eixo comercial, com a negociação de conteúdos, aplicativos e plataformas para compor os serviços oferecidos aos clientes de nossas empresas associadas.
Recentemente, a NEO firmou parceria com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, comprometendo-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente o ODS 9, que visa aumentar o acesso a tecnologias de informação e comunicação.
A associação reafirma sua missão de defender as PPPs e busca sempre melhores condições comerciais para seus associados. Rodrigo Schuch, agradeceu as associadas e aos parceiros.
“Nosso agradecimento especial vai para as cerca de 200 empresas associadas, as quais contribuem para que milhares de brasileiros possam ter acesso a uma gama de serviços indispensáveis para o desenvolvimento. Agradecemos também aos nossos parceiros e colaboradores, cuja atuação é essencial para nossas ações.”
Consumidor
A NEO foi questionada de que maneira o consumidor comum pode ser afetado pela entidade. Ou seja, ser cliente de uma operadora que está com a NEO oferece alguma vantagem? O presidente executivo destacou a importância das PPPs no país, especialmente as que estão junto com eles.
“O maior benefício é a promoção do acesso à internet, independente do porte da cidade que o cliente está inserido. Nossas associadas estão presentes em mais de 5 mil municípios do Brasil.”
Ele destaca ainda que as pequenas companhias ofertam soluções que agregam mais conteúdos para o consumidor:
“Nossas operadoras têm acesso a uma série de soluções, que complementam as ofertas levadas aos clientes, se traduzindo em mais conteúdos, aplicativos e soluções de qualidade ao consumidor final.”
O mercado das PPPs
Em comunicado comemorativo, Fabiano Busnardo, presidente do Conselho da NEO, ressaltou a capacidade da associação de se adaptar e inovar em um setor em constante evolução. Ele afirma que a NEO trabalha para garantir um diálogo constante com os principais stakeholders, assegurando que as políticas públicas atendam às necessidades das associadas.
Busnardo também agradeceu aos antigos e atuais membros do conselho, reconhecendo o impacto positivo de suas contribuições.
Assim como o conselheiro, o presidente executivo destacou a importância dessa parte do setor para a comunicação do Brasil, por conta da grandeza do país.
“Nossa abrangência regional por todas as áreas brasileiras, com associadas presentes em mais de 5 mil municípios brasileiros e conectando mais de 14 milhões de clientes de banda larga fixa, demonstra o maior propósito das PPPs de atender à necessidade em garantir a real inclusão digital de brasileiros com serviços de qualidade em locais anteriormente negligenciados, como regiões mais afastadas dos grandes centros.”
Para eles, o foco das pequenas prestadoras é levar comunicação onde as grandes empresas onde não chegaram com efetividade.
Hoje são 200 operadoras associadas à NEO, além disso há outras centenas pelo Brasil que não fazem parte da entidade. Ao olhar esse recorte o Minha Operadora perguntou a Schuch se ainda há espaço para mais operadoras novas? O maior incentivo hoje é para consolidação ou expansão desse setor?
O executivo afirmou que no início da operação 25 anos atrás, a banda larga ainda não era uma realidade. “De lá para cá, a conectividade passou a ser um serviço essencial. Nos últimos 10 anos, desde a criação do conceito de PPPs, a inclusão digital se tornou uma realidade ainda mais latente, alcançando famílias em todas as regiões do país com estrutura de extrema qualidade e preços competitivos. Mas ainda há muito a evoluir, por exemplo, a competição alcançada no segmento fixo de telecomunicações é necessária agora na operação móvel para que surjam mais prestadores e opções ao consumidor.“
As PPPs são um vantagem para o consumidor, afirma Schuch
Voltando a colocar o consumidor em foco, Schuch afirmou que uma das vantagens competitivas das PPPs é o serviço de atendimento ao cliente próximo e eficaz, aliado à preservação da identidade regional das operadoras.
“Isso proporciona ao consumidor um acesso direto aos gerentes regionais das operadoras, que estão presentes nas localidades atendidas.”
Para ele, a proximidade e a acessibilidade dos representantes locais criam uma relação de confiança estável, algo que nem sempre é garantido pelas grandes operadoras presentes nos grandes centros urbanos.
“Prova disso são os rankings da Anatel e Reclame Aqui, que indicam que os consumidores das PPPs tendem a demonstrar uma satisfação maior em comparação com as grandes operadoras.”
Futuro
Por fim, o executivo falou sobre os próximos desafios da área. Segundo ele o setor de telecomunicações é bastante dinâmico, e os próximos anos não serão diferentes em relação às constantes mudanças do mercado.
“Apesar disso, entendemos que estamos em um período de intensa atividade regulatória, e o principal desafio ainda é a defesa pela competitividade de mercado e um ambiente regulatório saudável, os quais certamente refletem em maior inclusão digital em diferentes regiões do Brasil.”
Ele ainda disse que mesmo com os avanços, é essencial que consigam conectar cada vez mais pessoas, proporcionando acesso com qualidade aos serviços de telecomunicações.