Nesta terça-feira (27), a Nokia anunciou que assinou um contrato com a Claro Argentina para fornecer a infraestrutura 5G em todo o país. Com o acordo, a na primeira fase, a empresa fará a cobertura alcançando as maiores cidades argentinas. A Nokia é parceira de longa data da operadora argentina e já os apoiou na implantação das redes 2G, 3G, 4G e, agora, 5G.
A Nokia será a fornecedora exclusiva da operadora e implantará equipamentos de seu portfólio AirScale 5G, potencializados pela sua tecnologia de chip System-on-Chip ReefShark. Isso inclui estações rádio base, unidades de baseband e sua mais recente geração de rádios Massive MIMO. A Nokia também oferecerá serviços de planejamento, implementação, integração e otimização de rede.
A Claro se tornará o primeiro cliente na América Latina a implantar a Antena Ativa Passiva Intercalada (IPAA+) da Nokia em toda a sua infraestrutura. De acordo com a finlandesa, os provedores de serviços geralmente enfrentam o desafio de encontrar espaço adicional em torres e telhados para adicionar antenas 5G.
Esse problema será resolvido pela IPAA+, pois seu design modular suporta uma ampla gama de frequências, de 700 MHz a 2,6 GHz, e a banda 5G de 3,5 GHz, com uma solução compacta de antena.
Julio Carlos Porras, CEO da Claro Argentina, conta que “O investimento em nossa rede 5G com nosso parceiro, Nokia, confirma nossa liderança tecnológica e compromisso com a inovação. Continuaremos a levar digitalização para a sociedade ao trazer conectividade sem interrupções, de alta velocidade e maior capacidade para áreas densamente povoadas, apoiando tanto os cidadãos quanto as empresas. Isso permitirá níveis sem precedentes de inovação e eficiência em diversos setores, capacitando as organizações a prosperarem no dinâmico cenário digital atual”, declara Porras.
Tommi Uitto, Presidente de Redes Móveis da Nokia, declara que a operadora “tem grandes planos para transformar a sociedade argentina por meio da implantação de redes 5G”.
“Nosso portfólio 5G, líder no setor, estabelecerá a base para a transformação digital, abrindo novas e empolgantes oportunidades para que as pessoas e as empresas experimentem uma conectividade móvel aprimorada”, completa.