A Claro quer estimular a adoção do eSIM (chip virtual) pelos seus clientes, e para isso, a operadora vai facilitar a migração por meio do aplicativo Minha Claro Móvel (Android, iOS). Ou seja, não será mais necessário ir até uma loja física, pois o app da tele passará a ter uma função para realizar o processo de migração do cartão físico para o virtual.
A expectativa é que a nova função seja lançada no Minha Claro Móvel nas próximas semanas. No aplicativo da operadora, os clientes podem gerenciar seus planos, ter acesso às faturas e utilizar demais serviços da companhia.
Os usuários com celulares e tablets compatíveis com a tecnologia também poderão fazer a ativação do eSIM por conta própria. No entanto, ainda não está claro como o processo será realizado. Se será necessário ter um chip físico, como ocorreu com os clientes pós-pago no planos Black e Black Família da TIM.
Além da Claro, há um movimento das operadoras para estimular a troca do chip físico para o virtual. Há alguns dias, a TIM também liberou a troca. A Claro quer estimular a adoção do eSIM, pois reduz os custos com logística, armazenamento, comercialização e ativação de SIMcards físicos. Além disso, ainda habilita o dispositivo a acessar a rede 5G standalone. Os chips antigos não estão preparados para acessar o novo padrão móvel, o que acaba limitando o 5G ao padrão non-standalone (NSA).
Em termos de experiência, não há muita diferença em não ter acesso a rede 5G SA, embora a maior parte dos dispositivos 5G hoje no Brasil ainda estão com SIMcards antigos que não acessam a ela, de acordo com especialistas ao Mobile Time. No entanto, limita a oferta e lançamento de serviços pelas operadoras.
Por exemplo, o network slicing é um produto que as operadoras podem oferecer para os clientes com o padrão 5G SA, que é “boost de velocidade” para implementar a conexão para jogos online ou streaming em alta definição. Só que esses benefícios só funcionam em dispositivos conectados à rede 5G SA.
Chip virtual: Claro e iPhone
Desde o fim de 2023 que a Claro oferece a conversão de chip físico para eSIM, mas estava disponível apenas para os usuários de iPhone. Isto porque, há um recurso nativo do iOS que permite a ativação virtual da linha no celular da Apple. Agora, a operadora também abrirá espaço para os usuários de Android.