A fase de crise da Paramount Global continua. A companhia anunciou e a agência de notícias Reuters compartilhou que iniciará uma reestruturação que resultará na demissão de 15% de seus funcionários nos Estados Unidos. Como parte desse processo, a empresa também fechará o estúdio Paramount Television.
A medida visa reduzir os custos anuais em US$ 500 milhões e preparar a empresa para um crescimento lucrativo antes da fusão com a Skydance Media, de David Ellison. A Paramount é proprietária de redes como CBS, MTV e Comedy Central.
A Paramount está passando por um período de reestruturação, conforme comunicado pelos co-CEOs da empresa em um memorando interno. Eles destacaram que a companhia chegou a um “ponto de inflexão” e que mudanças são necessárias para fortalecer suas operações.
Como parte dessas medidas, cerca de 2.000 funcionários serão demitidos até o final de 2024, sendo que 90% dos cortes devem ocorrer até o final de setembro deste ano. Além disso, o Paramount Television Studios (PTVS) será fechado, conforme anunciado pela presidente Nicole Clemens em um e-mail enviado aos colaboradores.
George Cheeks, co-CEO da Paramount Global, anunciou que o estúdio será fechado até o final da semana, em resposta a grandes mudanças na indústria de televisão e streaming e à necessidade de tornar a empresa mais enxuta.
Com essa reestruturação, todos os projetos de séries e desenvolvimento da PTVS serão transferidos para a CBS Studios. Além disso, membros das equipes da CBS também deixarão a empresa.
Essa decisão ocorre em meio a um cenário desafiador para o mercado de TV linear, que levou a empresa, com sede em Nova York, a reduzir em quase US$ 6 bilhões o valor de suas redes de cabo.
A divisão de streaming da empresa, que inclui Pluto TV e Paramount+, registrou seu primeiro lucro trimestral em três anos na quinta-feira.