20/08/2024

Globo desliga seu sinal de TV aberta na parabólica analógica

Para continuar assistindo gratuitamente a emissora, o usuário precisa fazer a substituição da antena antiga para o modelo com sinal digital.

Neste domingo (18), a Globo desligou suas transmissões televisivas pelo sinal analógico. A Record já fez o mesmo em março deste ano, assim como a Band e a RedeTV!. O SBT deve fazer o desligamento na próxima semana. As emissoras não irão mais funcionar por meio das antigas antenas parabólicas, e para sintonizar os canais, será necessário adquirir a nova parabólica digital.

Crédito — Siga Antenado/Divulgação.

O objetivo do desligamento do sinal analógico das emissoras é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa do 5G, que usa a mesma frequência do sinal de TV de canais abertos analógicos na Banca C. Com isso, para que não haja interferência tanto no 5G quanto na TV aberta é necessário migrar o sinal analógico para a banda Ku digital.

As antenas parabólicas são facilmente reconhecidas, pois são aquelas mais antigas e maiores, que no centro tem uma tela e hastes. As digitais já são modelos menores e feitas com uma chapa rígida. São bastante semelhantes às usadas na TV por assinatura e precisam ficar apontadas para o satélite. Com isso, se você tem uma antena desse modelo antigo, é importante realizar a troca para a TV digital.

Vale ressaltar que há outros modelos de antenas, como as conhecidas “espinha de peixe” e as digitais internas. Nesses casos, não é necessário fazer a substituição, pois essas já possuem sinal digital.

Como solicitar o kit com a nova parabólica digital

Para continuar tendo acesso a TV aberta e gratuita, é necessário fazer a troca do equipamento tradicional pelo modelo digital. O kit com os equipamentos são dados gratuitamente para os inscritos em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio do Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV analógico para o digital.

O programa de substituição das parabólicas tradicionais está sendo feito em fases. Por isso, é necessário se informar se a sua cidade já está com o agendamento aberto no site. Além de ser inscrito no CadÚnico, o beneficiário tem que ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa.

O agendamento também pode ser feito pelo número 0800-729-2404. Vale ressaltar que a troca é totalmente gratuita, não tendo nenhum custo para o beneficiário.

Caso você não seja um beneficiário do governo, pacotes com a antena digital, o receptor de sinal e os cabos podem ser encontrados para venda na internet em em lojas físicas, como material de construção e equipamentos eletrônicos.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que mais de 3 milhões de famílias já foram beneficiadas com a nova parabólica digital.

“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, afirma.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários