27/08/2024

Globo tem queda na receita com assinaturas do Globoplay e de canais pagos

Canais de TV por assinatura do grupo tiveram baixa de 2% em relação ao mesmo período de 2023 (R$ 1,24 bilhão contra R$ 1,26 bilhão).

O Big Brother Brasil é um grande impulsionador das receitas do Grupo Globo, especialmente nos três primeiros do ano, quando vai ao ar o reality show. De acordo com a empresa, o seu faturamento líquido no primeiro semestre de 2024 foi de R$ 7,06 bilhões, alta de 8% em relação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento é resultado da venda de espaços publicitários, que teve alta de 13%.

Foto: Blog Sala de TV

A receita com assinaturas do Globoplay e de canais pagos tiveram queda de 2% em relação ao mesmo período de 2023 (R$ 1,24 bilhão contra R$ 1,26 bilhão). No primeiro trimestre, a empresa registrou um crescimento de 23% no Globoplay e de 61% no Premiere. Os dados foram divulgados por Paulo Marinho, presidente da Globo, nesta segunda-feira (26).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 422 milhões no segundo trimestre, “o maior em quatro anos”. A empresa fechou o primeiro semestre com um Ebtda de R$ 1,23 bilhão, 126% superior ao dos mesmos meses de 2023 (R$ 545 milhões).

Embora tenha apresentado bons resultados, Paulo Marinho ainda tem cautela para o segundo semestre.

“Começamos o segundo semestre de 2024 com força total. No entanto, sabemos do cenário desafiador previsto para o próximo trimestre [o terceiro], devido aos custos de transmissão da Olimpíada de Paris. Conto com todos vocês para que, com responsabilidade, continuemos empenhados, conscientes da importância de cada um para conquistarmos nossos objetivos. Seguimos juntos pelo nosso resultado”, disse a colaboradores.

Redução de custos

Ultimamente, a empresa tem buscado reduzir os custos. Além da demissão de atores que tinham contratos de exclusividade, o Grupo Globo busca produções mais baratas. O conglomerado de mídia conseguiu reduzir seus custos e despesas em 2%, no segundo sementre, apesar da inflação (de 4,5% no acumulado dos últimos 12 meses no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)).

No segundo semestre, o gasto foi de R$ 6,38 bilhões, redução de R$ 130 milhões em relação ao primeiro semestre de 2023 (R$ 6,51 bilhões). No segundo trimestre, a economia foi ainda maior, de 5% (R$ 3,54 bilhões versus R$ 3,72 bilhões entre abril e junho do ano passado).

Publicidade

A publicidade tem trazido bons números para o grupo. No primeiro trimestre, houve um aumento de 18% na venda de espaços publicitários. Entre abril e junho, o crescimento foi de 9% (de R$ 2,39 bilhões no mesmo período de 2023 para R$ 2,6 bilhões), por causa do BBB. A participação das receitas com publicidade no faturamento da empresa cresceu de 62% para 65%.

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