23/11/2024

Grupo Silvio Santos: pioneiro na TV por assinatura no Brasil; veja essa história

Silvio Santos se foi, mas o legado dele no Brasil ficou para sempre na história da comunicação do país como um todo.

O Senor Abravanel, ou simplesmente Silvio Santos, é um dos maiores comunicadores do Brasil e não à toa ele foi o pioneiro no mercado de TV por Assinatura no país. Nascido em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, ele faleceu neste sábado 17, em São Paulo, e agora fica o legado dele nas comunicações daqui.

Fonte:Wikimedia Commons pic.

A história de Silvio Santos se confunde com a do Sistema Brasileiro de Televisão, o STB. Você saberá um pouco mais sobre essa emissora tão querida. Mas em primeiro lugar, conheça a história da TV Alphaville – um dos diversos momentos em que SS fez história nas telecomunicações nacionais.

A TV Alphaville – Primeira TV por assinatura do Brasil

Fundada em 1992, a TV Alphaville foi a primeira operadora de TV por assinatura do Brasil. Inicialmente a companhia atendia apenas o bairro Alphaville, região de alto padrão que fica em São Paulo capital. Porém, com o passar dos anos o serviço chegou a outros locais da cidade e já ofertava internet banda larga e telefonia.

A TV Alphaville foi vendida para a Brasil Tecpar em 2023. Vale ressaltar que ela era um produto do Grupo Silvio Santos. Ou seja, era mais uma das inúmeras coisas que estavam sob o guarda-chuva do empresário.

O fundador direto da TV foi Guilherme Stoliar, que esteve á frente Grupo Silvio Santos por 49 anos.

Atualmente a companhia segue a operação em São Paulo, com planos de televisão, internet fixa por fibra óptica e combos para empresas e condomínios e totalmente controlada pela Tecpar. Sendo assim, não há mais nenhum víncluo com o Grupo Silvio Santos ou a família Abravanel.

O SBT

Quando a TV Alphaville foi fundada o SBT já existia e já tinha certa consolidação no mercado da televisão aberta. Muito antes disso, Silvio Santos já era um comunicador por atuação na área.

Silvio era vendedor camelô e ascendeu nas vendas até parar na rádio. Incialmente, em 1950, foi locutor na rádio Guanabara. Depois foi para São Paulo e trabalhou com o radialista Manuel de Nóbrega. Em seguida, foi para a TV Paulista onde estreou o Programa Silvio Santos (mais tarde a emissora foi comprada pela Globo, ele permaneceu por lá mais um tempo até deixar de vez aquela TV).

A TV Aberta foi consequência da carreira que ele já tinha

Após tantos trabalhos com comunicação e já com sucesso nesse meio o já empresário Silvio Santos (nessa altura da vida ele já o dono do Baú da Felicidade), ele inaugurou em 1976 a TVS, que mais tarde em 19 de agosto de 1981 passou a ser o SBT.

A TV foi ao ar tendo como primeira atração o retorno do Programa Silvio Santos. Hoje o sinal da emissora alcança grande parte do Brasil, chega a 70 milhões de lares. Administrativamente falando, há alguns anos a TV vem sendo gerida pelas herdeiras da família, as filhas de Silvio Santos. Ou seja, ele estava afastado do trabalho há algum tempo.

Portanto, a vida e obra do maior comunicador do Brasil sempre esteve conectada com as telecomunicações daqui. Não apenas como trabalho nas telinhas, mas também como investidor, administrador ou simplesmente empresário que comandou por anos uma das principais emissoras de TV aberta do país e a primeira TV por Assinatura do Brasil.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários