06/08/2024

MCom apaga Rebeca Andrade de foto e é criticado; pasta se retratou

O Ministério das Comunicações protagonizou uma situação inusitada e inesperada de segunda a terça-feira desta semana. Após a medalha de Ouro na Olimpíada em Paris, a atleta Rebeca Andrade chamou a atenção do mundo com uma foto no pódio onde foi reverenciada pelo segundo e terceiro lugar. O governo usou dessa imagem para fazer propaganda.

A publicação foi feita ainda na segunda-feira, 05, após toda a comoção nacional com Rebeca e a retratação aconteceu na manhã desta terça, 06.

Entenda o que aconteceu

Na manhã do dia 05 de agosto, Rebeca Andrade ganhou Ouro após competir na categoria solo na ginástica artística. Junto com ela foram para o pódio Simone Biles em segundo lugar e Jordan Chiles em terceiro.

Na ocasião Simone e Jordan reverenciaram Recebeca pelo primeiro lugar e cena rodou o Brasil e o mundo. A repercussão foi positiva por inúmeros motivos, além do ouro para o país, representou uma marca importante para a atleta que já é uma das maiores medalhistas daqui, e o pódio foi inteiramente feito por mulheres negras, isso chamou a atenção.

Mas além de toda essa contextualização, o Ministério das Comunicações utilizou a imagem para fazer uma divulgação da pasta. Em verdade, destacar a importância do programa “Computadores para Inclusão”.

Após repercussão negativa o MCom removeu a publicação, fez novo post e publicou uma nota de retratação explicando o que queria com o primeiro post.

“O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou o Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração.”

A nova publicação mantém Rebeca em destaque e coloca ela sendo reverenciada pelos programas de comunicação do Governo Federal.

O MCom afirma que reconheceu o erro, que a postagem anterior não foi correta e por isso deu espaço para interpretações incorretas. Além disso pediu desculpas pela falha com a atleta:

“O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade.”

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários