Nesta quarta-feira (31), o Ministério das Comunicações (MCom) publicou portarias autorizando novos canais de TV digital para 35 cidades brasileiras. Com a publicação, a pasta liberou o serviço de Retransmissão de Televisão beneficiando mais de três milhões de pessoas. O destaque das liberação é para o estado do Ceará, contemplando 19 municípios.
As cidades cearenses são: São Luís do Curu, Groaíras, Amontada, Uruoca, Catunda, Ibicuitinga, Graça, Pires Ferreira, Penaforte, Milhã, Miraíma, Mucambo, Irauçuba, Solonópole, Salitre, Croatá, Quixeré, Aracoiaba e Fortaleza. Com isso, cerca de 2,7 milhões de moradores serão beneficiados com novos canais de TV digital.
O serviço também contemplará mais de 100 mil residentes das cidades de Alegre, Guaçuí, Iúna e Muniz Freire, no Espírito Santo.
Além disso, as cidades de Urucurituba (AM), Bocaiúva (MG), Guanhães (MG), Jequitinhonha (MG), Cachoeira de Minas (MG), Campina Verde (MG), Maracaju (MS), Mallet (PR), São João do Triunfo (PR), Glorinha (RS) e Nova Trento (SC) também foram beneficiadas com mais variedade de conteúdo de TV Digital.
Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a meta é proporcionar o serviço para todas as localidades do país. “Estamos comprometidos em levar à população brasileira o acesso à TV Digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”.
Por meio do serviço, a população brasileira passa a ter uma nova experiência ao assistir televisão mais imersiva e envolvente. Além de ter acesso a uma programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais.
“A radiodifusão é um dos mecanismos de participação social mais fundamentais e está entre as nossas prioridades. Vamos apoiar entidades e emissoras na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o país”, acrescentou Juscelino.
RTV
De acordo com a pasta, autorizações para o serviço de RTV podem ser concedidas em caráter primário, onde o canal possui proteção contra interferências. Ou em caráter secundário, sem proteção contra interferências.
A finalidade do RTV é retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estação geradora de televisão. Assim, faz com que os sinais das estações geradoras sejam recebidos em locais onde não são alcançados diretamente ou atingidos em condições técnicas inadequadas.