Nesta quinta-feira (22), o Ministério das Comunicações (MCom) doou 2.219 chips de celular para estudantes de oito escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A iniciativa é parte do programa Internet Brasil, que busca levar conectividade para os alunos possam estudar e fazer pesquisas em casa.
A doação foi feita em solenidade em Petrolina (PE), com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius. “A gente espera que esses chips possam ajudar vocês e suas famílias a fazerem cada vez mais parte do mundo digital, contribuir para melhorar ainda mais seus estudos, e fazer com que vocês se tornem não apenas melhores alunos, mas melhores cidadãos, contribuindo muito para o crescimento do nosso país”, afirmou.
Os chips entregues possuem pacote de internet móvel de 20 GB, que são carregados mensalmente. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Também em Petrolina, o MCom, através do programa Computadores para Inclusão, doou 800 computadores que serão utilizados em laboratórios de informática. A iniciativa busca apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC).
Segundo Hermano, os equipamentos são entregues para escolas e também para outros públicos vulneráveis, como moradores de rua e agricultores.
“É um programa muito bonito, porque, além de doar o computador, ele dá treinamento também para as pessoas aprenderem a usar o computador, aprenderem a usar a internet e, com isso, a gente vê, de fato, a mudança nas vidas das pessoas”, afirmou o secretário.
O MCom planeja, ainda neste mês, beneficiar mais 784 estudantes de quatro escolas estaduais de Caruaru (PE). Até outubro, a previsão é de entregar mais 8.445 chips para estudantes de Petrolina, Juazeiro e Caruaru.
Laboratório de Robótica
O secretário do MCom ainda esteve presente à inauguração do laboratório de robótica do projeto-piloto Sertão Conectado, do Ministério das Comunicações com o CRC Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com o objetivo de aprimorar o ensino de ciências nas escolas públicas, a iniciativa “Da Inclusão Digital à Robótica Educativa”, atende escolas públicas de ensino fundamental nas cidades de Juazeiro (BA), Campo Formoso (BA) e São Raimundo Nonato (PI).
A proposta do projeto é ter três laboratórios de robótica simplificada, um móvel e a capacitação de alunos de 10 a 18 anos de idade e professores. Aprevisão é capacitar 600 alunos até 2026.