31/08/2024

Oi Fibra é a primeira operadora a cumprir ordem de Moraes e bloqueia X

Empresas TIM e Claro afirmam que irão bloquear a rede social de Elon Musk a partir da meia-noite. Mais de 20 mil provedores são notificados.

O Minha Operadora está acompanhando os desdobramentos da ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de bloquear em todo o território nacional o acesso a rede sociais X (Twitter). A ordem foi despachada nesta sexta-feira (30/08), após Elon Musk, proprietário da rede social, descumprir ordem da Justiça de designar um representante da empresa no Brasil.

rede social x twitter banida

As empresas Google e Apple foram notificadas a remover o aplicativo da Play Store e App Store, respectivamente. Sendo assim, nem usuários do Android e nem do iPhone poderão baixar o aplicativo X.

Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou todas as mais de 20 mil operadoras de internet atuantes no Brasil para que interrompam o acesso do X pelos seus clientes, seja pela versão web, seja por meio de aplicativo já instalado. Devido a quantidade enorme de provedores, o bloqueio não é imediato. A expectativa é que os provedores consigam cumprir a ordem de forma plena durante o final de semana.

De acordo com a Conexis Brasil, associação que representa as maiores operadoras de telecom do país, “as suas associadas [Vivo, Claro, TIM, Oi, Algar Telecom e Sercomtel] confirmam o recebimento da notificação e cumprirão decisões judiciais aplicáveis às suas redes”.

Relatos de usuários nas redes sociais, incluindo o próprio X, apontam que o site já parou de funcionar na rede da Oi Fibra. O nome da empresa está figurando neste momento (22h30) entre os assuntos mais comentados do ex-Twitter. Junto estão os termos

De acordo com o UOL, as companhias TIM e Claro informaram que irão bloquear o X a partir de 0h00 deste sábado (31).

Rede social X pode ser liberada?

De acordo com a decisão do STF, o X só poderá voltar a operar no Brasil se cumprir as decisões judiciais, pagar as multas pendentes e designar um representante da empresa do país, de acordo com o que exige o Marco Civil da Internet.

Moraes chegou a bloquear as contas bancárias da Starlink (empresa de internet via satélite que também é de propriedade de Musk) para assegurar que aproximadamente R$ 18 milhões em multas que o X deve à Justiça sejam pagos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários