22/12/2024

Pela primeira vez no ano, Vivo ultrapassa Claro em acessos 5G

De modo geral, segundo dados da Anatel, a rede móvel terminou o mês de junho com 29,3 milhões de clientes ativos; saiba mais.

Desde que o ano começou que a Claro mantinha a sua liderança no número de acessos 5G no país, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A liderança vinha sendo disputada com a Vivo, que estava na cola com poucos números de diferença. Mas no mês de junho esse cenário mudou.

Imagem: Freepik

Segundo a Anatel, o 5G terminou o mês de junho com 29,3 milhões de acessos, apresentando uma diferença de 4,8% em relação ao mês anterior e de 156,2% na comparação anual. No comparativo ano a ano, a região Sul tem apresentando o melhor crescimento de acessos. Em junho de 2023, a região tinha 1,12 milhões de clientes. Este ano passou a ter 4,04 milhões.

Na modalidade de pagamento, o pós-pago possui o maior número de acessos 5G, com 21,77 milhões, enquanto que o pré-pago terminou junho com 7,49 acessos.

Crescimento das operadoras no 5G

Pela primeira vez em 2024, a Vivo ultrapassou a Claro e assumiu a liderança no número de acessos 5G no Brasil. Com isso, a operadora telefônica passa a ter a maior participação no mercado da última geração de internet móvel.

Em janeiro, a Claro comandava o mercado com 8,22 milhões de clientes ativos, enquanto a Vivo vinha em seguida com 7,89 milhões de acessos. Em fevereiro, mesmo com crescimento, a líder continuou no pódio com 8,63 milhões de acessos, enquanto sua rival totalizou 8,36 milhões. Nesse mês, já é possível perceber que a Vivo obteve um maior crescimento e se aproximou da líder.

Ambas as operadoras apresentaram crescimento em maio, mas o ranking de participação no mercado não se alterou, embora a diferença tenha ficado menor: Claro, com 9,15 milhões de acessos; e a Vivo, com 8,95 milhões de chips ativos.

Em abril, a Claro seguiu com líder terminando o mês com 9,76 milhões de acessos, enquanto que Vivo seguiu na cola, embora tenha se distanciado um pouco, obtendo 9,47 milhões de acessos 5G. Em maio, o cenário já começou a apontar a mudança que poderia ocorrer no mês seguinte, com a Claro (10,38 milhões de clientes) a poucos números de perder sua liderança que vinha tendo desde janeiro contra a Vivo (10,36 milhões de acessos).

O ponto chave da mudança na liderança ocorreu em junho, quando a Vivo ultrapassou a Claro e passou a ter a maior participação no mercado. Com 11,02 milhões de acessos, a Telefônica assume pela primeira vez no ano o pódio no número de clientes 5G, enquanto que a Claro assume a vice-liderança com 10,67 milhões de chips.

Gráfico Minha Operadora com dados da Anatel

TIM

Durante os meses em questão, a TIM também apresentou crescimento. No entanto, sua distância entre as primeiras duas colocadas é grande e tem sido constante entre janeiro e junho de 2024.

  • Janeiro: 5,50 milhões
  • Fevereiro: 5,76 milhões
  • Março: 6,16 milhões
  • Abril: 6,70 milhões
  • Maio: 7,13 milhões
  • Junho: 7,55 milhões

Gráfico comparativo

Gráfico Minha Operadora com dados da Anatel

Esses e outros dados referentes aos serviços de telecomunicações podem ser conferidos no portal da Anatel.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários